APARTAMENTO PEQUENO 740x370 - Dicas de móveis para apartamento pequeno

Dicas de móveis para apartamento pequeno

A alta demanda por imóveis nos grandes centros urbanos tem favorecido o surgimento de empreendimentos imobiliários que ofertam apartamentos pequenos, geralmente entre 30m² e 60m². Apartamentos populares ou de alto luxo, todos podem ter móveis adequados tanto quanto ao espaço como ao orçamento. Assim, surge uma alta procura por mobiliário planejado, que atenda às necessidades de usabilidade de ambientes mais compactos.

Pensar sobre o mobiliário mais adequado é um grande desafio, principalmente para quem está passando por essa experiência pela primeira vez, já que os móveis para apartamento, encontrados prontos no mercado moveleiro, seguem padrões de medida para espaços maiores.

Jovens recém-casados (muitos prestes a casar), ou até mesmo os que pretendem morar sozinhos, encontram-se diante desse dilema: Como adequar os móveis para apartamento pequeno? Por onde começar o planejamento? O que deve ser levado em consideração? Com certeza são muitos os questionamentos que surgem.

Acompanhe o texto a seguir, e conte com o auxílio da Espaço Criativo Móveis e Cozinha para enfrentar esse desafio! Veja dicas de como ampliar seus espaços e o passo a passo necessários para desenvolver um bom projeto de design de ambientes de sucesso.

 

quarto - Dicas de móveis para apartamento pequeno

 

O que é necessário para desenvolver um bom projeto?

O primeiro passo é conhecer bem as dimensões do apartamento, de cada ambiente. Para isso é necessário ter a planta arquitetônica em mãos. Conte com a equipe técnica da Espaço Criativo Móveis e Cozinhas para ir até o seu imóvel e te auxiliar com o desenho exato da planta! Nossos profissionais são constantemente treinados para te oferecer a melhor experiência durante nossa visita técnica.

O fato do apartamento ser próprio ou alugado também pode alterar a logística de escolha do mobiliário. Quando se pensa em espaços pequenos, os móveis para apartamento podem ser planejados sob medida ou modulares prontos. Em caso do apartamento ser próprio, o mais indicado é que os móveis sejam planejados sob medida para potencializar o aproveitamento de cada espaço, tornando o seu lar único e personalizado. Mas em caso de apartamento alugado, talvez os modulares prontos sejam a melhor opção, uma vez que podem ser melhor aproveitados em caso de mudança.

Dimensões definidas, chega-se ao momento de compreender as atividades desenvolvidas em cada um desses ambientes, determinado assim o que é essencial ou não. Os móveis para apartamento pequeno devem ser em quantidade reduzida. É necessário um espaço de escritório? É comum receber os amigos e parentes em casa? Como funciona a rotina alimentar e as demandas de preparação dos alimentos? O casal usa bicicleta? O casal tem animal de estimação? Onde ficam as áreas de circulação, essenciais para o conforto de uso desses espaços? Enfim, nessa etapa fica nítido que cada apartamento precisa de um projeto único, o qual atenda às necessidades reais, próprias das pessoas que habitam esse espaço.

 

sala de estar - Dicas de móveis para apartamento pequeno

 

Essa é a etapa da criatividade, necessária para solucionar de forma prática e eficiente os desafios de integração entre os pequenos ambientes. Essa criatividade pode ser gerada pela experiência de profissionais da área, por pesquisas de soluções projetuais diferenciadas, visitas a feiras e exposições e principalmente pela escolha de bons prestadores de serviço (empresas de móveis planejados, designers, arquitetos).

A última etapa é ditada pelo planejamento financeiro e execução do projeto estabelecido, uma vez que se tem conhecimento dos orçamentos necessários. A satisfação de ver um sonho realizado, móveis executados com todo cuidado e desenvolvidos especialmente para as suas necessidades, é algo que não tem preço! Móveis para apartamento pequeno, quando planejados, apresentam custo benefício melhor do que móveis de pronta entrega.

Móveis para apartamento pequeno: Veja como ampliar os ambientes!

Algumas dicas são essenciais para quem deseja ampliar ambientes pequenos. Conheça algumas a seguir:

  • Ambientes claros ampliam o espaço e podem ser facilmente modificados a partir de adornos coloridos (almofadas, objetos de decoração, quadros);
  • A utilização de espelho em painéis na sala de estar, em aparadores, e na porta de correr de guarda-roupas também cria a sensação de amplitude do ambiente;
  • As portas que dividem os ambientes, como de banheiros e quartos, podem ser de correr, sanfonadas ou no formato camarão, propiciando um aproveitamento maior desses espaços.
  • Sofás com chaises retráteis são ideais, pois mantém o conforto de uso sem perder espaço. Mesas laterais, carrinho volante, são também ótimas opções para substituir as mesas de centro.
  • Homes suspensos, para a sala de estar, são a febre do momento! Além de deixar o ambiente mais limpo visualmente, podem ser compostos com puffes que acrescentam um charme a mais ao espaço.
  • Móveis multifuncionais são muito procurados, como: bancos e camas que também funcionam como baú; bancos que também podem ser utilizados como mesa de apoio e de centro;
  • Beliches planejados potencializam a utilização do espaço dos quartos, sendo sucesso garantido para o público mais jovem, principalmente para crianças (podem ser desenvolvidos modelos de cabanas, casa na árvore, dentre outros);
  • Mesas dobráveis e armários planejados para a cozinha;
  • Móveis modulares e nichos além de práticos podem ser compostos de forma inovadora, conferindo um ar mais tecnológico e inovador ao ambiente.

 

A Espaço Criativo Móveis e Cozinha, atua há mais de 27 anos no mercado moveleiro, sendo reconhecida pela sua excelência em móveis e atendimento. Para nós é um prazer te auxiliar a entender e a executar cada item do seu projeto residencial. Para obter maiores detalhes, acesse o E-book Decorando o Novo Apartamento e veja mais dicas de móveis para apartamento pequeno.

Call 5 300x100 - Dicas de móveis para apartamento pequeno

Deixe uma resposta