Banner 740x370 - Como a escolha dos móveis influencia no bem-estar

Como a escolha dos móveis influencia no bem-estar

Os ambientes de uma casa, apartamento devem ser planejados de forma a promover a saúde e a interação familiar, atendendo às necessidades de uso coletivo e individual de cada pessoa. A escolha de móveis adequados tem papel fundamental para o estabelecimento desse equilíbrio! Além da qualidade, da durabilidade e do custo benefício, os proprietários devem estar atentos à ergonomia e à análise dos fluxos de circulação, proporcionados pelos móveis escolhidos.

Uma casa organizada, limpa, prática, ampla, aumenta a disposição dos moradores, assim como também a criatividade, a segurança e o bem estar. Cada núcleo familiar apresenta demandas distintas, uma vez que seus integrantes têm alturas e pesos diferentes, culturas distintas e realizam atividades diversas (dançar, tocar instrumento musical, preparar refeições rápidas ou utilizar a cozinha para preparar alimentos que gerem uma renda extra…). O ideal é que o projeto de design de interiores, focado em design de móveis, seja personalizado tanto para as dimensões dos ambientes quanto para as demandas específicas dos moradores.

Mas, mesmo os móveis de pronta entrega podem ser utilizados de forma estratégica, para atender da melhor maneira as necessidades da família. Acompanhe, a seguir, algumas informações preciosas e básicas para planejar os principais ambientes da casa.

 

bem estar - Como a escolha dos móveis influencia no bem-estar

 

Sala de Estar

Atualmente, é muito comum que a sala de estar, além de ser um espaço para receber as visitas também seja um espaço para descanso e interação familiar. A televisão tem sido um ponto focal desse espaço, uma vez que está cada vez maior e com mais recursos (smart tvs).

Você sabe qual a distância correta dos olhos à Tv e a altura que esta também deve se encontrar dos olhos, a partir das dimensões da Tv? Quanto maior a smart Tv escolhida, mais ampla deve ser a sala de estar, para evitar danos à visão dos usuários. Ver a televisão muito de perto obriga os olhos a se movimentarem muito rapidamente para acompanhar toda a imagem, além da resolução ficar comprometida. Ver a televisão muito de longe força os olhos a identificarem detalhes pequenos da imagem, o que pode ocasionar dores de cabeça.

A Tv deve ser posicionada a uma altura em que o centro da tela esteja alinhado com a linha dos olhos do telespectador. Como na família as pessoas têm estatura diversificada, aconselha-se fazer uma média das alturas dos olhos (com as pessoas sentadas no sofá) para posicionar a altura do centro da tela da TV.

Quanto à distância da TV, em relação aos olhos do telespectador, estudos ergonômicos sugerem as seguintes medidas:

  • 26”: entre 1,00m e 2,00m;
  • 32”: entre 1,20m e 2,40m;
  • 40”: entre 1,50m e 3,00m;
  • 42”: entre 1,60m e 3,20m;
  • 46”: entre 1,75m a 3,50m;
  • 50”: entre 1,90m e 3,80m.

Não se esqueça dos painéis para esconder a fiação e fixar a tela da tv, assim como o rack para apoiar computadores, celulares, objetos de decoração, além de guardar revistas, jornais e livros.

Sofás com chaises retráteis e reclináveis são uma excelente opção para maior aproveitamento do espaço, sem perder o conforto!

Clique aqui e confira nossos modelos de racks perfeitos para a sua sala de TV! 

 

rack 1 - Como a escolha dos móveis influencia no bem-estar

 

Quartos

Apesar de não ser saudável ter televisão nos quartos, uma vez que atrapalha o sono, essa situação tem sido cada vez mais comum. São indicadas televisões menores e que também tenham a altura do seu centro (da tela) alinhada com a altura da linha dos olhos do telespectador, o qual deve estar sentado na cama com as costas apoiadas em almofadas. Assistir tv deitado na cama pode ocasionar sérios problemas de coluna e de má postura, não sendo adequado.

Quanto às camas, deixe um espaço de circulação lateral de no mínimo 60cm. Guarda-roupas com porta de correr (que pode ser espelhada) são uma boa solução para manter a área de circulação mínima em quartos pequenos. Veja, a seguir, as dimensões de colchão mais comuns (altura x largura x profundidade):

  • King Size: 40cm x 1,93cm x 2,03cm;
  • Queen Size: 30cm x 1,58cm x 1,98cm;
  • Casal comum: 30cm x 1,38cm x 1,88cm;
  • Solteiro King: 30cm x 0,98cm x 1,98cm;
  • Solteiro Comum: 30cm x 0,88cm x 1,88cm.

É a partir da medida do colchão escolhido que as camas planejadas são desenvolvidas para as dimensões do quarto.

 

quarto 1 - Como a escolha dos móveis influencia no bem-estar

 

Cozinha

A cozinha é um dos principais ambientes de uma casa, pois é nela que os alimentos são preparados e grande parte da interação da família acontece. Uma cozinha funcional e prática é essencial para uma boa qualidade de vida.

Você conhece a regra do triângulo? É uma regra de fluxo de movimentos, no ambiente da cozinha, que gera um planejamento correto dos móveis nesse espaço. Trata-se de uma regra simples que objetiva criar um triângulo imaginário, no espaço da cozinha, entre três elementos principais: geladeira, pia e fogão. Cada um desses três itens deve estar localizado nas pontas (quinas) do triângulo. Essa regra funciona de forma estratégica para otimizar a circulação pelo espaço.

Móveis planejados como armários estendidos, bancadas com divisórias, prateleiras, nichos e ilhas (bancadas geralmente localizadas no centro da cozinha) são ideias para a criação de um layout (disposição dos móveis no ambiente) que siga a regra do triângulo (regra de ouro).

Conheça mais dicas preciosas com o Blog Post: “Faltou organização? Confira dicas para armazenamento na cozinha.”

 

cozinha - Como a escolha dos móveis influencia no bem-estar

 

Conheça a Espaço Criativo Móveis e Cozinha

Há 28 anos atuando no mercado moveleiro, com excelência e alta qualidade, a Espaço Criativo Móveis e Cozinha te auxilia a enfrentar o desafio de escolher os móveis mais adequados para o seu lar. Sejam móveis planejados ou convencionais, conosco você se sentirá em casa! Entre em contato e se surpreenda positivamente.Call 5 300x100 - Como a escolha dos móveis influencia no bem-estar

Deixe uma resposta