erros na decoração 740x370 - 5 erros que você não pode cometer na decoração

5 erros que você não pode cometer na decoração

Cometer alguns erros na decoração do primeiro apartamento, da primeira casa, é bem comum, principalmente quando não se tem o auxílio de um designer ou arquiteto. Adquirir um imóvel exige um investimento financeiro alto dos jovens casais que pensam em constituir uma família e muitas vezes, contratar um profissional experiente que planeje a decoração dos espaços, pelo menos inicialmente, torna-se inviável. Assim, é comum que os noivos optem por criar a sua própria decoração, a partir de pesquisas básicas sobre o tema.

O primeiro passo, para evitar erros na decoração, é definir as sensações principais que cada ambiente deve transmitir. Uma sala de estar pode ser aconchegante, tranquila e confortável. A cozinha pode trazer as sensações de uma cozinha de fazenda, colonial. Um lavabo pode ser sofisticado, inovador e prático. O importante é definir, ter foco ao estabelecer o conceito (sensações) desses ambientes, para a partir disso realizar a escolha de uma decoração coerente.

 

quarto decorado - 5 erros que você não pode cometer na decoração

 

Acompanhe, a seguir, alguns dos mais comuns erros na decoração que podem ser cometidos por iniciantes.

  1. Aplicação de mármore em áreas molhadas

O acabamento em mármore é sofisticado, caro e sem dúvidas, muito bonito, além de ser uma excelente opção para cometer erros na decoração. É necessário conhecer as propriedades físicas e mecânicas de uma pedra natural antes de aplicá-la, como revestimento, nos ambientes. O mármore (principalmente o carrara – branco) é uma pedra extremamente porosa, frágil ao risco e por isso não é recomendada para áreas molhadas como cozinhas e banheiros. A água e o vapor desses ambientes podem causar infiltrações na pedra, destruindo todo o acabamento. Na cozinha, limpezas com água sanitária provocam corrosão do mármore, além de que facas podem facilmente arranhar e até mesmo extrair pequenos pedaços dessa pedra natural.

O assentamento do mármore deve ser feito por profissional especializado, pois como é um peça colada e o material é poroso, deve-se ter extremo cuidado para a cola não manchar a pedra natural.

Uma boa opção para substituição do mármore é o granito, por apresentar um padrão estético semelhante e ser uma pedra natural extremamente resistente! O granito chega a ser empregado até como revestimento externo de prédios sofisticados.

  1. Ignorar proporções

Meça seus ambientes e conheça a dimensão de cada item que irá compor esses espaços. Evite, por exemplo, escolher um sofá robusto para a sala de estar e ao mesmo tempo uma mesa de centro extremamente baixa. Todos os itens de decoração devem conversar entre si, apresentando uma lógica estética e prática (de uso) para estarem no mesmo ambiente. O ambiente não pode ser só bonito, deve apresentar uma boa usabilidade também.

Quadros com dimensões exageradas para uma parede pequena também estão entre os principais erros na decoração. Pense que é necessário um espaço de respiro para se ter um equilíbrio visual.

Acesse o e-book sobre planejamento de lista de móveis e obtenha mais detalhes sobre esse processo de gestão!

  1. Ignorar a circulação

Apartamentos pequenos podem ter sua circulação seriamente afetada por móveis com dimensões inadequadas. Comprar uma cama king size (uma das maiores dimensões de cama do mercado) para um quarto de casal pequeno pode, por exemplo, impedir a abertura das portas do guarda-roupa. Esse também é um dos erros na decoração mais comuns.

Ao escolher o mobiliário, deve-se levar em consideração as atividades a serem realizadas no ambiente e o espaço mínimo necessário para que essas atividades sejam desenvolvidas com todos os móveis presentes nesse espaço. Sem dúvidas, móveis planejados são uma excelente opção podendo, inclusive, sair mais em conta do que os de pronta entrega.

Acesse o e-book sobre personalidade dos ambientes e obtenha mais detalhes sobre os móveis perfeitos para o seu novo lar!

  1. Não planejar a iluminação

A iluminação natural e artificial ajudam a decorar o ambiente. A luz natural deve ser valorizada durante o dia, com janelas e cortinas abertas para facilitar a circulação do ar, assim como para trazer alegria e claridade para a casa. Com o anoitecer, não acredite que apenas a iluminação comum será suficiente para o uso do ambiente, pois esse também é um dos erros na decoração mais comuns. A iluminação indireta, focada ou rebatida é essencial para criar um clima aconchegante, diferenciado e cheio de personalidade.

Crie pontos de iluminação para destacar quadros e peças de arte, com atenção para uma temperatura de cor mais fria (cor de luz mais amarelada) para criar a sensação de aconchego. Para a cozinha, invista em iluminação embutida para armários, para facilitar o manuseio dos alimentos nas bancadas.

Acesse o e-book sobre estilos decorativos e obtenha mais detalhes sobre qual linha seguir para sua decoração!

  1. Optar por móveis de baixa qualidade

Comprar móveis baratos, mal acabados e pouco resistentes pode gerar um grande prejuízo financeiro, uma vez que precisarão ser substituídos, em um curto período de prazo.

Mesmo que você não possa contratar um profissional para desenvolver, de forma exclusiva, todos os seus móveis, é possível investir um valor justo (e até barato, quando se pensa a longo prazo) em móveis planejados. Você deve estar se perguntando como isso é possível… pois bem, móveis planejados de qualidade, bonitos e diferenciados podem ser mais acessíveis, financeiramente, do que os de pronta entrega das grandes magazines do mercado. Coloque todas as contas na ponta do lápis e perceba essa realidade (esse erro de cálculo figura entre o um dos maiores erros na decoração)!

 

Conheça a Criativo Espaço Móveis e Cozinhas

Há mais de 27 anos atuando no mercado moveleiro, com excelência, a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas é especialista em mobiliário planejado, atuando em parceria com a Italínea (indústria moveleira do Rio Grande do Sul, referência no mercado nacional e internacional).

Contamos com designers experientes para desenvolver o projeto dos seus móveis. Medimos seu apartamento, apresentamos o projeto 3D renderizado e instalamos seus móveis, com excelência. Entre em contato com nossos consultores, faça um orçamento e conheça nossas formas facilitadas de pagamento! Crie sua decoração e deixe que nós a executemos com perfeição.

Call 2 300x100 - 5 erros que você não pode cometer na decoração

Deixe uma resposta