mesa posta 1 740x370 - Mesa posta para as festas de final de ano

Mesa posta para as festas de final de ano

Você já planejou a sua mesa posta para as festas de fim de ano? O verão, no Brasil, anuncia a aproximação do Natal e do Ano Novo, datas extremamente comemorativas. E para quem gosta de receber os familiares e amigos em casa, é o momento adequado para renovar a decoração, repensar a utilização dos móveis e sem dúvidas, investir em uma mesa de jantar que estimule as boas conversas, interações, aproximações, além de valorizar os pratos a serem servidos. Uma mesa posta com carinho, bom gosto, elegância e beleza transforma qualquer reunião familiar em um evento inesquecível!

Muitos recém-casados que vão receber seus convidados, pela primeira vez, ficam inseguros sobre como preparar uma mesa de forma a tornar o ambiente mais aconchegante, prático e sofisticado. Quais cores usar? Quais flores são mais adequadas? Como dispor os talheres e copos? O que é um sousplat? Conheça essas e muitas outras dicas com o texto a seguir.

A mesa de jantar é símbolo de união familiar: escolha um móvel que valorize a sua casa!

A grande maioria dos imóveis atuais, seja apartamento ou casa, apresenta dimensões reduzidas, exigindo dos proprietários maior criatividade para escolher os móveis. Montar uma sala de jantar em um espaço pequeno é um grande desafio, que com a ajuda de profissionais experientes e qualificados, pode ser facilmente solucionado.

A mesa de jantar é o item principal e deve ser escolhida com muito critério, atenção e carinho. Uma mesa de jantar planejada é ideal para ambientes pequenos e também para ambiente mais amplos, uma vez que possibilita o usuário a expressar todas as suas necessidades de uso e de estética para o ambiente.

Ao escolher a mesa, é necessário ter em mente que ela é o móvel responsável pelo compartilhamento das refeições e por aproximar, tornar mais íntima a convivência dos moradores, entre si e com seus convidados. Muitas comemorações serão realizadas em torno dessa mesa, desde simples encontros com amigos, até aniversários de casamento e eventos mais formais. O planejamento da mesa posta inicia-se com a escolha de uma mesa bonita (que pode ser valorizada até sem toalhas e jogos americanos), prática e esteticamente adequada ao estilo da casa e dos proprietários.

Uma mesa redonda, retangular, quadrada ou oval proporciona diferentes tipos de interação e devem ter seu formato levado em conta no momento de escolha. As retangulares são marcadoras de hierarquia, uma vez que as pontas da mesa são geralmente reservadas para os anfitriões. A mesa redonda já é o oposto, estimulando o compartilhamento dos alimentos e maior integração entre os indivíduos. A mesa quadrada tende a ser de dimensões menores, para que as pessoas não fiquem muito distantes e consigam alcançar o que é disposto sobre o tampo, sendo também uma opção mais moderna. A versão oval tende a ser mais sofisticada, uma vez que surpreende com seu formato e desconstrói a hierarquia rígida do modelo retangular. Essa última opção geralmente é a escolha de casais que tem um ambiente maior e estilo mais contemporâneo.

A mesa de jantar é a essência de uma mesa posta. É como se a mesa fosse o seu corpo e para cada evento a ser realizado, você escolherá uma vestimenta adequada e condizente com o tema da festa. Vista sua mesa com carinho para receber quem você ama! Conheça algumas das nossas salas de jantar. 

mesa de jantar - Mesa posta para as festas de final de ano

 

Defina a identidade da sua recepção

Para escolher a vestimenta mais adequada para sua mesa é necessário definir um conceito para o seu evento. Por exemplo, a sua ceia de natal será mais tropical, mais tradicional, ou mais rústica? A partir desse tipo de definição é que se deve escolher todos os itens que irão compor a mesa posta.

Geralmente as mesas são construídas a partir de uma disposição simétrica, ou seja, cada lugar da mesa é pensado seguindo um mesmo padrão de montagem. Mas para mesas menores, principalmente as de dois lugares, tem sido comum pensar em uma disposição mais assimétrica, para trazer mais leveza e descontração para o ambiente.

Aparelho de jantar: a estrela da noite

O prato é o item principal de uma mesa posta, capriche na escolha! De acordo com o Designer de Interiores, especialista em mesa posta, os pratos em cores neutras permitem uma maior liberdade para a composição dos demais itens decorativos, como: cores mais ousadas para os guardanapos; cores ousadas para os sousplats; talheres em tons acobreados ou dourados; dentre outras possibilidades. Um aparelho de jantar neutro, possibilita até o uso de estampas florais para a toalha da mesa, ou para o jogo americano, dependendo da proposta do evento.

O Designer ainda nos lembra da importância dos copos estarem sempre dispostos do lado direito do indivíduo que está sentado à mesa; da importância do tipo de dobradura realizada com os guardanapos de pano para a composição de um ambiente sofisticado; além da observância das normas básicas de etiqueta para um evento mais formal (por exemplo, dispor o garfo sempre à esquerda do indivíduo, assim como a faca, do lado direito, deve estar com a parte de corte voltada para dentro, em direção ao prato).

Arranjos com flores naturais e velas

Arranjos florais naturais ou artificiais e velas são uma excelente maneira de tornar a mesa posta mais alegre, descontraída e interessante. Mas lembre-se de optar por plantas e velas sem cheiro, para não influenciar o odor dos pratos a serem servidos. Suculentas são uma excelente opção, principalmente em forma de terrários, que garantem um charme especial! Em relação às velas, procure brincar com a dimensão de altura, em cima do tampo da mesa, a partir de pedestais e castiçais que acolham tanto as velas como outros itens decorativos. A mesa também precisa ser pensada em seu sentido vertical, para trazer maior movimento ao ambiente.

ceia de natal - Mesa posta para as festas de final de ano

Conheça a Criativo Espaço Móveis e Cozinhas

Há 28 anos atuando no mercado moveleiro, com excelência, a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas é especialista em mobiliário planejado, atuando em parceria com a Italínea (indústria moveleira do Rio Grande do Sul, referência no mercado nacional e internacional).

Contamos com profissionais capacitados para te auxiliar a desenvolver o melhor projeto para sua sala de jantar e garantir mesas postas inesquecíveis! Permita-se encantar com o que há de melhor em móveis planejados em Ribeirão Preto/SP: conheça nossa loja física e nossas redes sociais. Será um prazer realizar seus sonhos!

 

 

Deixe uma resposta