rack ou painel 740x370 - Rack ou painel: Qual escolher?

Rack ou painel: Qual escolher?

Montar o primeiro apartamento é um grande desafio, uma vez que dúvidas comuns começam a surgir, como por exemplo: rack ou painel para a tv da sala de estar? Grande parte dos recém-casados não tem conhecimento específico sobre decoração, arquitetura e marcenaria, o que torna as incertezas ainda mais presentes durante esse processo. O ideal é contar com uma empresa séria, que apresente uma equipe qualificada de designers, arquitetos e engenheiros, capazes de traduzir as necessidades específicas de cada ambiente em forma de móveis duráveis, práticos, eficientes para o uso e com uma estética agradável.

Alguns fatores básicos, sobre o apartamento, influenciam diretamente a escolha do mobiliário que irá acolher a TV, seja da sala de estar ou do Home Theater. É necessário observar se o apartamento é próprio ou alugado; pequeno ou mais amplo; com boa ou má iluminação natural; além das preferências pessoais dos recém-casados, que podem optar por um ambiente mais rústico, minimalista ou industrial, por exemplo. Antes de procurar uma empresa especialista em móveis planejados e/ou de pronta entrega, é interessante que o casal já tenha definido o estilo do ambiente, evitando-se assim ficar perdidos com uma gama enorme de diferentes tipos de rack e painel para TV.

Acompanhe o texto, a seguir, e descubra as vantagens e os cuidados a serem tomados quando se escolhe entre o rack e o painel. O seu ambiente de áudio e vídeo merece o melhor e iremos te ajudar a solucionar esse desafio! Vamos lá.

painel de tv - Rack ou painel: Qual escolher?

A escolha do Rack

Rack é um termo em inglês muito utilizado para denominar o móvel que tem como função principal acomodar e proteger subconjuntos de aparelhos de audiovisual, como: TV, Blue-Ray, caixas acústicas, vídeo-games, notebooks ou tablets (e para quem curte um estilo mais retrô: vitrolas, vídeo VHS, fita cassete).

O rack é muito utilizado em apartamentos alugados em que o proprietário proíbe furar as paredes, pois se trata de um móvel que pode ser facilmente movido de lugar e caso o casal venha a se mudar, pode ser adaptado ao novo ambiente.

Conheça, a seguir, algumas vantagens e cuidados a serem tomados para escolher um rack.

VANTAGENS:

  • É um móvel 2 em 1: pode ser utilizado para apoiar a TV e também armazenar outros objetos decorativos e/ou acústicos;
  • Custo mais em conta e com alta variedade de estilos, quando se trata de móvel para pronta entrega;
  • Os fios não ficam aparecendo, uma vez que a TV está apoiada sobre o rack e demais aparelhos localizados internamente;
  • Apresenta nichos, gavetas, prateleiras que auxiliam na organização do ambiente.

CUIDADOS NECESSÁRIOS:

  • No momento da compra, pense no peso que o rack deve suportar e escolha um móvel adequado;
  • Quanto maior a sua TV, mais largo, em comprimento, deve ser o rack para manter uma proporção estética entre ambos;
  • Pode ser difícil encontrar um rack com tamanho adequado para uma sala pequena. Verifique as medidas do seu ambiente, verificando inclusive a profundidade desse móvel para não prejudicar a circulação do ambiente.
  • Para Home Theaters, é interessante que o subwoofer fique apoiado no chão e não dentro do móvel, uma vez que vibra muito. Dessa forma também se evita o abafamento do som.
  • O rack pode ser de piso ou suspenso (nesse caso precisa ser fixado na parede).

rack para sala - Rack ou painel: Qual escolher?

A escolha do Painel para TV

O painel para TV geralmente é planejado, sendo desenvolvido com um dimensionamento horizontal e vertical próprio para cada ambiente. Demanda fixação na parede, sendo mais utilizado em apartamento próprio e possibilita maiores adequações de design (espessura do painel para embutir os fios; sobreposição de painéis para criar profundidade, texturas diferenciadas, cores contrastantes ou com o mesmo padrão).

VANTAGENS:

  • Muito utilizado quando há a necessidade da TV fixada na parede, como em dormitórios, com a possibilidade de regular a altura da TV no próprio painel;
  • Muito utilizado em espaços pequenos, uma vez que facilita a circulação por apresenta pouca profundidade;
  • Possibilidade de prateleiras na parte superior do painel, sem interferir na circulação do ambiente;
  • O painel pode ser ocultado com portas de correr.
  • Use e abuse da iluminação embutida para valorizar o painel e criar uma sensação maior de profundidade e jogo de planos.

CUIDADOS NECESSÁRIOS:

  • Caso não haja planejamento, os fios podem ficar aparentes prejudicando a estética do ambiente;
  • Deve-se pensar na altura e profundidade do painel como forma de embutir os fios;
  • A cor e o material do painel influenciam diretamente na claridade do ambiente, uma vez que o painel atua também como uma espécie de revestimento para a parede.

De uma forma geral, é recomendável que as paredes opostas à janela sejam evitadas para acomodar o rack ou painel, impedindo assim que o reflexo da luz interfira na qualidade da imagem. É importante lembrar que as dimensões da sua sala é que determinam o tamanho mais adequado da TV a ser utilizada. Confira essas dimensões em “Escolha dos móveis X Bem estar”.

rack e painel - Rack ou painel: Qual escolher?

Conheça a Criativo Espaço Móveis e Cozinhas

Há mais de 27 anos atuando no mercado moveleiro, com excelência, a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas é especialista em mobiliário convencional e planejado, atuando em parceria com a Italínea (indústria moveleira do Rio Grande do Sul, referência no mercado nacional e internacional).

Contamos com profissionais capacitados para te auxiliar a desenvolver o melhor projeto para o seu rack ou painel para TV! Permita-se encantar com o que há de melhor em móveis planejados em Ribeirão Preto/SP.
Clique aqui e conheça também nossas opções de racks e painéis convencionais. Visite nossa loja física e nossas redes sociais. Será um prazer realizar seus sonhos!

Deixe uma resposta