linving coral decoração 740x370 - Combinando cores: Decoração

Combinando cores: Decoração

Você sabe o que é objetaria? Trata-se de uma denominação informal para objetos decorativos, como jarros de flor, castiçais, garrafas decorativas, potes, suportes para livros e demais objetos decorativos. É comum encontrar noivos ansiosos e indecisos com a decoração do novo apartamento, principalmente quando não podem contar com o auxílio de um profissional experiente.

Já na etapa de finalização do novo lar, com a demanda de escolha da objetaria, os desafios enfrentados também são grandes. Por exemplo, é interessante adicionar cor aos ambientes, mas se deve ter cautela para não gerar poluições visuais com cores e objetos inadequados.

Acompanhe o texto a seguir, e aprenda a escolher a objetaria que mais valoriza os ambientes do seu novo apartamento!

Tendências decorativas para 2019

Você sabe o que é cor pantone? Pantone é uma empresa americana, com sede em Nova Jérsei, reconhecida mundialmente pelas diferenciadas paletas de cores que cria e que são expressivamente utilizadas pelas artes gráficas, design, moda e decoração. O Instituto da Cor Pantone desenvolve o estudo das cores do ano, desde 1999, a partir da análise das emoções e necessidades culturais da sociedade ocidental de cada época. Dessa forma, a cada novo ano, a Pantone apresenta uma paleta de cores condizentes com os estudos psicossociais desenvolvidos.

Para o ano de 2019, a cor tendência é a “Living Coral: Patone 16-1546”. A cor de 2018 foi o “Ultra Violet: Pantone 18-3838” que representava a introspecção, a busca por verdades ocultas, o desenvolvimento do autoconhecimento. A cor Living Coral surge como uma consequência da cor anterior, representando a busca de alimentos emocionais de qualidade que remetem à nutrição do corpo e da alma, em busca de conforto, da familiaridade, da alegria, da leveza, da calma e do lúdico.

Dessa forma, os tons que estarão em alta em 2019 remetem à terra, à natureza, aos alimentos fetiche (condimentos, frutas, chocolates, cappuccinos) e ao aconchego. Predominância de cores quentes (vermelho, amarelo, dourado, laranja, coral), porém menos saturadas (tons menos intensos, voltados mais para tons pastéis), em comparação com 2018.

Como a intenção é se reconectar com a natureza, as formas orgânicas (arredondadas, com curvas, mais femininas) estarão em alta, contrastando com as linhas retas predominantes nos últimos anos. A utilização de madeira e plantas também está em alta, incluindo peças de objetaria.

Outra forte tendência é criar ambientes com cores mais sóbrias, neutras e com pontos de destaque de cor, a partir de objetaria com formas, cores e texturas em tons de laranja flamingo, amarelo camelo (vários tons do bege ao marrom; vermelho puxado para o dourado), por exemplo. Use a sua criatividade, mantendo a sobriedade e equilíbrio dos ambientes.

PANTONE 2019 - Combinando cores: Decoração

Estilos decorativos: escolha a objetaria adequada

A escolha da objetaria adequada ocorre após a determinação do estilo de decoração mais adequado para o ambiente (a partir das necessidades de uso e estudo da personalidade, história de vida dos moradores). Assim, acompanhe a seguir alguns dos estilos mais comuns e os objetos decorativos mais indicados.

Contemporâneo

Estilo do século XXI, momento atual, caracterizado por ser dinâmico, com formas ousadas e junção de estilos diferentes. Presença de iluminação natural e artificial empregadas de forma artística e sustentável. Em relação à objetaria, é interessante utilizar peças tom sobre tom (a paleta Pantone Clássica, para 2019, apresenta tons de negro caviar, branco cisne, cinza flanela, chocolate, amarelo camelo, verde-azulado) para ambientes mais sérios, elegantes e calmos. Já para ambientes que aceitam maior ludicidade, descontração e criatividade, cores contrastantes para a objetaria: quando o ambiente é neutro, objetos decorativos coloridos (bordô, vermelho pimenta, damasco, dourado) e o contrário quando o ambiente é mais colorido.

POLTRONA PANTONE - Combinando cores: Decoração

Rústico

Estilo inspirado na natureza apresentando larga utilização de madeira (principalmente a maciça), mosaicos de pedras naturais (granito, ardósia, Miracema), tijolos à vista e metais, como o cobre. Como esse tipo de ambiente já apresenta baixa luminosidade e alta presença de texturas, é interessante utilizar objetaria com cores mais neutras, acabamentos lisos e foscos, tom sobre tom, para não criar ruídos visuais e deixar o ambiente confuso, com muita informação.

Industrial

Estilo inspirado nos galpões de fábricas, com um conceito extremamente urbano. É muito conhecido pelo uso de canos e fiação à mostra, além das luminárias metálicas. É um ambiente que trabalha muito com tons terrosos e a aparência soturna pode ser minimizada com o emprego de objetaria mais colorida e alegre.

pantone retrô - Combinando cores: Decoração

 

 

Conheça a Criativo Espaço Móveis e Cozinhas

Há 28 anos atuando no mercado moveleiro e de objetaria, com excelência, a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas é especialista em mobiliário planejado e objetos decorativos com design diferenciado.

Contamos com designers experientes para desenvolver o projeto dos seus móveis, sugerir a objetaria mais adequada e auxiliar no que for necessário, com preços especiais para noivos! Medimos seu apartamento, apresentamos o projeto 3D renderizado, instalamos seus móveis e objetos de decoração, com excelência. Entre em contado com nossos consultores, faça um orçamento e conheça nossas formas facilitadas de pagamento! Crie sua decoração e deixe que nós a executemos com perfeição.

Call 2 300x100 - Combinando cores: Decoração

Deixe uma resposta