quarto planejado para casal 740x370 - Quarto planejado para casal

Quarto planejado para casal

O dormitório de casal deve ser um ambiente muito bem planejado, pois além de ser confortável para ambos os indivíduos, estética e materialmente, deve também estimular uma relação à dois saudável, próxima e duradoura. O dormitório de casal deve ser pensado de forma a estimular tudo o que há de positivo em um relacionamento conjugal, sendo assim projetado como um templo de paz, amor, união, companheirismo, de cuidado com a relação construída entre o casal.

Muitas noivas e esposas recém-casadas ficam inseguras para estabelecer por onde começar quando o assunto é quarto planejado para casal. Essa dificuldade pode e deve ser superada com a obtenção de informações de qualidade e o apoio de profissionais experientes, além de atualizados. O dormitório com móveis planejados é uma excelente opção, principalmente quando se trata de apartamentos pequenos e/ou quando o casal é muito alto ou baixo.

Acompanhe o texto a seguir, e descubra como pode ser fácil, gratificante e acessível planejar o dormitório de casal dos seus sonhos. Vamos lá!

 

A importância de estabelecer o estilo do casal

A primeira etapa a ser definida é a que trata do estilo decorativo que norteará o planejamento do dormitório do casal. Talvez essa seja a etapa mais delicada do projeto, uma vez que precisa ser muito bem estabelecida para agradar tanto o marido quanto a esposa.

Quando se trata de um casal de noivos ou recém-casados, é importante ter em mente que ambos estavam acostumados a ter seu espaço individualmente, e como um casal é importante que tanto o marido quanto a esposa se identifiquem com o novo quarto e se sintam bem por estar nesse ambiente. Em algumas situações, pode acontecer dos estilos serem opostos, e nesse caso é recomendado um estilo decorativo mais neutro, com pouca informação visual, possibilitando assim modificações mais frequentes a partir de adornos, almofadas, quadros, dentre outros objetos decorativos. Com um dormitório mais neutro, em um período de tempo os adornos podem ser mais rústicos, em outro período podem ser mais românticos, por exemplo.

Em termos conceituais o que faz mais sucesso, e ajuda a consolidar um ambiente significativo para o casal, é pensar em um estilo decorativo que remeta à história do relacionamento. Casais que gostam de viajar podem apostar em uma decoração mais internacional (estilo francês, italiano, nórdico, latino, oriental); casais que têm uma ligação forte com cidades do interior brasileiro podem apostar em uma decoração mais rústica; casais que gostam da agitação da vida urbana podem optar por um estilo mais industrial.

Uma vez que o estilo decorativo foi definido, a escolha do mobiliário, materiais empregados (pisos, móveis, papel de parede, tapetes, roupa de cama) e objetos decorativos seguem a lógica estética estabelecida.

dormitorio planejado - Quarto planejado para casal

 

Planejamento da cama

Após a definição do estilo decorativo, o primeiro item a ser planejado é a cama, de acordo com o estudo do melhor layout para o dormitório. Um bom layout leva em consideração espaços de circulação (com no mínimo 60cm de espaço livre para passagem) que possibilitem deslocamentos físicos confortáveis ao longo do espaço. É aconselhável que a cama esteja posicionada de frente para a porta do quarto, facilitando assim a identificação de pessoas que adentrem o ambiente. É a partir do posicionamento da cama que os demais móveis são determinados.

Pessoas muito altas devem optar por camas sob medida para evitar que os pés fiquem para fora ao deitar, assim como ajustar a altura desse móvel para evitar esforços desnecessários da coluna, ao se sentar e se levantar. A altura da cama também deve ser ajustada para pessoas muito baixas, facilitando o processo de se sentar e se levantar.

Para dormitórios com dimensões pequenas é importante que todo o mobiliário seja planejado, evitando problemas de proporção entre camas grandes e criados pequenos, por exemplo. Outra dica valiosa é optar por camas com gavetas e/ou baús embutidos para otimização do espaço, além de puffs no pé da cama, podendo apresentar também a função baú, além de serem utilizados como ponto de apoio para trocar os sapatos. Está em alta investir em iluminação indireta para a cama de casal, uma vez que essa prática evita a iluminação direta no rosto ao acordar e confere um charme especial para os momentos de namoro.

Já pensou em ter uma cama bem macia, como as de hotel? Escolha uma cabeceira estofada, que traz mais aconchego para o dormitório e invista em roupas de cama de qualidade, com travesseiros e almofadas com cores e tamanhos variados, além de mantas decorativas.

 

Planejamento do armário

O armário ou guarda-roupas é o segundo item mais importante em um dormitório de casal, pois influencia diretamente na circulação do ambiente. Para quartos pequenos, opte por armários com porta de correr, o quais além de facilitar a circulação, também podem ser revestidos com espelho, ampliando o ambiente e auxiliando durante o processo de escolha das roupas.

Antes de escolher o tipo de armário para o seu dormitório, é de grande importância realizar um inventário das peças que serão armazenadas, possibilitando assim a personalização do móvel e o aumento da eficácia de uso.

quarto moveis - Quarto planejado para casal

 

Conheça a Criativo Espaço Móveis e Cozinhas

Há mais de 28 anos atuando no mercado moveleiro, com excelência, a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas é especialista em mobiliário planejado, atuando em parceria com a Italínea (indústria moveleira do Rio Grande do Sul, referência no mercado nacional e internacional).

Contamos com designers experientes para desenvolver o projeto do seu sonho! Medimos seu apartamento, apresentamos o projeto 3D renderizado e instalamos seus móveis, com excelência. Entre em contado com nossos consultores, faça um orçamento e conheça nossas formas facilitadas de pagamentos! Crie sua decoração e deixe que nós a executemos com perfeição.

Call to Action 300x100 - Quarto planejado para casal

Deixe uma resposta