lavanderia 740x370 - Área de serviço planejada

Área de serviço planejada

A área de serviço costuma ser um dos últimos espaços a ser planejado dentro da casa, muito por ser um ambiente de pouco convívio social. É necessário que os moradores tenham em mente que os espaços residenciais não são planejados apenas para serem exibidos e/ou usufruídos por convidados, socialmente, mas sim para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os seus habitantes, diariamente. Uma área de serviço bem organizada reflete na boa limpeza e manutenção de todos os outros cômodos da casa.

Casais jovens têm enfrentado um desafio extra ao montar seu primeiro apartamento, uma vez que as dimensões estão cada vez mais reduzidas e é comum que a área de serviço esteja conjugada, integrada com outros ambientes, principalmente com a cozinha. Você gostaria de compreender como potencializar o uso da sua área de serviço, tornando-a mais funcional, prática, agradável visualmente e cheia de estilo? Acompanhe o texto a seguir e descubra que investir em uma boa área de serviço é, antes de qualquer outro objetivo, investir em saúde e qualidade de vida para você e sua família.

Primeiro passo para a organização: Defina as atividades a serem desenvolvidas

As áreas de serviço, ou lavanderias, representam uma das áreas da casa que mais são utilizadas no dia a dia, seja pelos moradores ou empregados domésticos. Mas apesar desse uso constante, tende a ser um dos ambientes menos sociais e esse fato tende a confundir o planejamento e a decoração desse ambiente. Áreas de serviço podem e devem ser bem planejadas, de forma estratégica, aliando organização, decoração agradável e praticidade, com o intuito de facilitar as atividades realizadas.

Para pensar esse espaço de forma estratégica, o primeiro passo é listar as atividades que serão desenvolvidas nesse ambiente, assim como todo o material e equipamentos a serem armazenados/utilizados nessa área. Veja, a seguir, exemplo de lista de atividades e de materiais para te auxiliar a desenvolver as suas listas.

Lista de atividades comuns:

  1. Lavar roupa;
  2. Secar roupa;
  3. Estender roupa;
  4. Passar roupa;
  5. Armazenar roupa suja por um curto período de tempo;
  6. Armazenar produtos/equipamentos de limpeza da casa;
  7. Armazenar o lixo da casa, o qual é descartado diariamente.

Lista de materiais/equipamentos necessários:

  1. Máquina de lavar e secar;
  2. Tanque, varal para estender roupa, pregadores de roupa; tábua de passar roupa;
  3. Material químico de limpeza, como: desinfetante, sabão em pó e/ou líquido; álcool; detergente; amaciante; cera para piso; removedor de cera; água sanitária; cloro; desengordurante; lustra móveis; limpa vidros, perfume para ambientes e para roupas;
  4. Vassouras, rodos, pás; mangueira;
  5. Cestos de roupa suja;
  6. Lixeiras;
  7. Baldes e embalagens plásticas

Uma vez que as atividades e materiais foram detalhados, você consegue ter domínio sobre o que não pode faltar na sua área de serviços e sobre como projetar o layout desse espaço, de forma a otimizá-lo, principalmente para apartamentos pequenos. Acompanhe, a seguir, o próximo passo da etapa de um bom planejamento!

area de serviço planejada - Área de serviço planejada

Segundo passo para organização: Invista em móveis planejados!

Quando você conta com o acompanhamento de profissionais, da área de design, decoração e arquitetura, é nessa fase que as opções de layout serão desenvolvidas, baseadas em regras de circulação; aproveitamento dos projetos hidráulico e elétrico existentes; especificação de um estilo decorativo a ser seguido, geralmente em conformidade com o estilo presente na casa; além do desenvolvimento de mobiliário para atender às demandas específicas do projeto. Ao contar com profissionais, experientes e qualificados, muitas dores de cabeça podem ser evitadas, já que diversos conhecimentos técnicos são necessários nessa fase. A sua área de serviço e você merecem um projeto de qualidade, duradouro, prático, eficaz e bonito.

Caso sua área de serviço seja um prolongamento da sua cozinha, é interessante estabelecer um limite físico entre esses espaços com um objetivo para que atividades da cozinha não sejam realizadas na lavanderia e vice-versa. Nunca armazene material de limpeza junto a alimentos para evitar acidentes! Uma parede de cobogó ou mesmo um armário podem realizar essa separação de espaços com sucesso. Uma solução que vem sendo muito utilizada é a lavanderia camuflada, a qual fica escondida por portas de correr.

Utilize varais aéreos, ganchos e cabideiros fixados nos armários e/ou nichos suspensos, para pendurar as roupas lavadas, passadas ou até mesmo permitir a ventilação de sapatos e bolsas. Lembre-se que as máquinas de lavar podem trepidar com bastante intensidade e sendo assim, é interessante que estejam apoiadas diretamente no piso ou em um soclo, de forma nivelada e com as laterais protegidas, para evitar o seu deslocamento pela área de serviço.

Cestos acoplados dentro dos armários horizontais fazem toda a diferença para a organização da lavanderia. A tábua de passar roupas e o ferro também devem ficar guardados! A tábua, por exemplo, pode ficar embutida em um nicho vertical ou até mesmo dobrada (quando é articulada) dentro de uma gaveta. Outra boa solução para tábua de passar é optar por um tampo de mesa retrátil, anexada à bancada de trabalho. Armários verticais são excelentes para guardar vassouras, rodos, pás e mangueiras, com portas transparentes ou não. Portas transparentes facilitam a identificação dos itens guardados e as portas opacas aumentam a organização visual do espaço.

area de serviço moveis - Área de serviço planejada

 

 

Para diminuir a poluição visual da sua área de serviço, opte por guardar as embalagens originais (muito coloridas) dos produtos de limpeza e compre embalagens plásticas opacas, com cores neutras, para utilizar esses produtos no dia a dia e os deixar expostos em nichos e prateleiras. Lembre-se de etiquetar essas embalagens, identificando o seu conteúdo e de manter esses materiais longe do alcance de crianças e animais domésticos.

A área de serviço é considerada uma região molhada, ou seja, que atende atividades que utilizam água, seja para lavar roupa em um tanque ou até mesmo lavar pequenos tapetes apoiados no próprio piso da lavanderia. Dessa forma, utilize soclos (assim como na cozinha) para proteger seus móveis do contato constante com a água.

Conheça a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas

Há mais de 28 anos atuando no mercado moveleiro, com excelência, a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas é especialista em mobiliário planejado, atuando em parceria com a Italínea (indústria moveleira do Rio Grande do Sul, referência no mercado nacional e internacional).

A Espaço Criativo Móveis e Cozinha preza pela qualidade, profissionalismo e precisão de entrega, proporcionando aos noivos ou recém-casados a tranquilidade para investir mais tempo nos preparativos de outros projetos, enquanto o apartamento é desenvolvido com excelência. Nossos móveis são ambientalmente corretos, apresentam preço justo e acessível, garantia de 05 anos e acompanhamento online de todos os pedidos. Suas compras podem ser divididas em até 24x e disponibilizamos descontos especiais para pagamentos à vista.

Conheça o melhor custo benefício do mercado nacional! Aguardamos o seu contato (site, blog, facebook, whatsapp) para concretizar a área de serviço dos seus sonhos. Caso esteja em Ribeirão Preto/SP, venha visitar o nosso showroom. Será um prazer te receber!

Call to Action 300x100 - Área de serviço planejada

Deixe uma resposta