portas para apartamento 740x370 - Estilos de portas para a sua casa

Estilos de portas para a sua casa

Planejar a casa nova é um processo que exige muito tempo e dedicação dos noivos, dos recém-casados e consequentemente, itens como a escolha das portas dos ambientes são facilmente negligenciados, além de muitas vezes nem serem percebidos como algo de importância. A sua casa precisa ter o seu estilo, uma vez que fala muito sobre você, seus hábitos e preferências. É interessante compreender que as portas fazem parte da comunicação visual de um ambiente, além de apresentarem funções práticas específicas para cada cômodo do lar.

Acompanhe o texto, a seguir, e saiba mais sobre as principais funções das portas, seus tipos, materiais mais comuns, além de se inspirar em projetos diferenciados. Abra as portas da sua criatividade e ouse ao escolher o melhor para o seu dia a dia!

Por que as portas são tão importantes?

Pensando a porta como um objeto físico que compõe os ambientes de uma casa, trata-se de um dos itens mais antigos e fundamentais para a execução estrutural desses espaços, promovendo a convivência, o relacionamento humano. As portas têm a função básica de permitir ou de negar o acesso a determinados ambientes, sendo simbolicamente uma ferramenta para imposição de respeito, limites e proteção.

São consideradas portas externas aquelas que estão expostas às intempéries (chuva, sol, vento) do dia a dia e/ou que compõem os acessos principais ao imóvel, a partir da rua ou de áreas comuns de convivência. Esse tipo de porta deve apresentar um alto grau de segurança para os moradores da residência, sendo comumente maciças, mais pesadas, de material altamente resistente (podendo ser antirroubo, resistente ao fogo e até blindada), além de apresentar sistema digital de segurança (os quais podem substituir a tradicional fechadura).

As portas internas são aquelas que promovem a divisão interna dos ambientes residenciais, podendo ser semi-ocas, mais leves e com formas, materiais mais ousados, inovadores. É preciso ficar atento quanto às áreas úmidas e com maior variação de temperatura, como banheiros e cozinhas que exigem portas com revestimento apropriado. Ao escolher uma porta é necessário pensar em como ocorre o processo de instalação, ter as medidas corretas do vão e seguir o estilo decorativo dos ambientes (isso implica em escolhas adequadas quanto à forma, cores, texturas, puxadores, acabamentos decorativos).

Tipos de portas

Quanto ao sentido de abertura, as portas podem abrir tanto para a direita quanto para a esquerda, dependendo do layout do ambiente e da localização da parede de apoio. É importante lembrar que a porta deve sempre abrir para o lado de dentro do ambiente em que se pretende adentrar. Veja, a seguir, os principais tipos de portas, que podem inclusive se feitas sob medida:

– Porta de Abrir, comum: é composta por batentes, dobradiças, guarnições e fechadura. As de madeira podem ter frisos, rebaixos, apliques, dentre outros detalhes decorativos. Outros possíveis materiais são: alumínio, aço e PVC (material plástico). As em MDF podem ser envelopadas ou tratadas com decalque 3D para simular texturas diferenciadas ou até criar ilusões de ótica. As portas mexicanas são comumente projetadas com madeira e vidro, conferindo um efeito visual sofisticado e com maior iluminação para o ambiente.

 

Já essa outra porta foi produzida seguindo o mesmo desenho do revestimento da parede
Porta de abrir, em madeira com apliques (puxador diferenciado) e camuflada com a parede.

 

Interior Vinyl Shutters #InteriorDesignSchools ID:5718163752 #InteriorCheapDoors
Visão com a porta fechada e camuflada.
Detalhe + Dourado + William Garvey
Porta de abrir, em madeira, com rebaixos decorativos.

 

Fabricamos qualquer tipo de produto em aço CORTEN, Escapas, Portas, Portões, Fachadas em aço Patinavel CORTEN
Porta de abrir revestida com chapa metálica.

 

Imagem relacionada
Porta de abrir com adesivo 3D.

 

– Porta de Correr (na horizontal ou na vertical): as horizontais podem apresentar corrediças superiores e inferiores, ou apenas superiores. As verticais apresentam corrediças laterais e são muito utilizadas em salas de estar com pé direito mais elevado. Podem ser de madeira natural, madeira laqueada, madeira de demolição, em vidro transparente, vidro jateado e até espelhadas.

 

Resultado de imagem para design doors
Porta de correr, com corrediça superior  e de madeira de demolição.

 

Quando falamos de ambientes pequenos, sempre pensamos em alternativas que otimizem o espaço, como no caso da porta de correr para banheiro. Afinal, com a modernidade e a correria do dia a dia, cada vez mais as pessoas têm procurado possibilidades de cômodos menores, mas ao mesmo tempo amplos o suficiente para proporcionar conforto e praticidade. Desse modo, conhecer as opções de portas de correr para banheiro é muito interessante para você que pensa em construir ou reformar. Abaixo trouxemos ...
Porta de correr, com corrediça superior embutida no gesso, em madeira com rebaixos.

 

49 Tipos de Porta de Correr para Sala Super Estilosas! – Decoração de Casa
Porta de correr, de encaixe, em madeira e vidro.

 

divisoria 62 Mais
Porta de correr em vidro e madeira.

 

Porta
Porta de corre com vidro jateado ou plotado.

 

2-1
Porta de correr de vidro pintado.

 

– Porta Pivotante (giro): as portas pivotantes são puro charme, sendo que o ângulo de giro varia de acordo com o ponto de fixação escolhido. Ficam muito imponentes quando em madeira na porta de entrada da casa. As portas mexicanas pivotantes são um grande sucesso por criarem desenhos lindos com os batentes da porta. Para estilos decorativos industriais e nórdicos, as portas de vidro e metal estão em alta.

 

Projeto almeja luxo contemporâneo (Foto: Salvador Cordaro / Divulgação)
Porta mexicana pivotante.

 

Se o hall de entrada é assim com essa porta maravilhosa fico imaginando como deve ser o resto do apartamento Projeto Flavio Moura ME SIGAM TAMBÉM @millenniummoveiseobjetos @luhpelomundo
Porta pivotante com vidro espelhado.

 

Tipos de Porta de Entrada – Modelos, Como Escolher – Mestre de Obras André
Porta pivotande com giro central.

 

– Porta Sanfonada: é ideal para ambientes com pouco espaço e não precisa de batentes e guarnições para ser instalada. Pode apresentar um ótimo custo benefício para vedar ambientes pequenos com ar-condicionado e é facilmente encontrada nos seguintes materiais: PVC (translúcido – ideal para deixar o ambiente mais claro e aproveitar a iluminação natural – e opaco), bambú (indicado apenas para áreas secas) e MDF.

Imagem relacionada
Porta sanfonada em pvc e acrílico para box de banheiro.

 

Resultado de imagem para porta sanfonada
Porta sanfonada de pvc para área de serviço.

 

– Porta Camarão: é uma porta também muito indicada para espaços pequenos, mas ocupa mais espaço do que a sanfonada. Pode ser encontrada com os mesmos materiais da sanfonada, apresentando um conceito mais oriental por estar muito próxima esteticamente da ideia dos biombos e cobogós.

 

Residencia VAZ478 by Patricia Bergantin Arquitetura
Porta camarão em madeira, tipo veneziana.

 

Imagem relacionada
Porta camarão tipo biombo, fechada.

 

São as portas cuja folha possui uma abertura articulada (ou sanfonada) exatamente em sua porção central. A folha corre por meio de um trilho disposto ou na parte de cima ou na debaixo. Quando feita sob medida pode ter quantas articulações forem necessárias.
Porta camarão tipo biombo, aberta.

 

– Portas lúdicas e/ou conceituais: são portas projetadas por profissionais da área de arquitetura e decoração com o intuito de inovar e surpreender seja no uso e/ou na estética. Normalmente são peças únicas ou com tiragem limitada.

 

Casa Vogue Ama: Portas de entrada criativas (Foto: Reprodução)
Porta projetada pelo escritório de design Matharoo Associates, com a presença de polias e rolamentos de esfera que permitem a torção da porta ao ser aberta, adquirindo essa forma elíptica.

 

Imagem relacionada

Porta de correr em acrílico colorido ou vidro plotado, do Hotel Semiramis em Atenas. Projeto de design assinado pelo renomado Karim Hashid.

 

Resultado de imagem para minjjoo design
Porta infantil desenvolvida pelo escritório de design alemão Jjoo Desgin.

Deixe uma resposta