varanda gourmet 740x370 - Como decorar a sua varanda gourmet pequena

Como decorar a sua varanda gourmet pequena

Desenvolver o projeto de uma varanda gourmet pequena é um grande desafio, principalmente quando o imóvel pertence a um casal de noivos que estão criando o primeiro lar e muitas das vezes não podem contar com o acompanhamento de profissionais da área. A varanda gourmet é um ambiente desenvolvido para ser utilizado em momentos especiais, como para comemorar aniversários, reunir os amigos para torcer pelo time de futebol, reunir as amigas para um chá da tarde. Mas nada impede que no dia a dia, esse espaço seja também utilizado para realizar refeições mais rápidas ao mesmo tempo que se contempla a bela vista da cidade.

O fato é que seu apartamento tem uma varanda, mesmo que pequena, esse ambiente deve ser integrado ao restante da casa e pode muito bem ser transformado em um espaço de lazer, descontração, aconchego e até sofisticação. A varanda gourmet pode apresentar o estilo que os moradores desejarem, além de valorizar muito o imóvel.

Acompanhe o texto, a seguir, e conheça algumas dicas para ter a varanda gourmet dos seus sonhos, até em espaços reduzidos!

Primeira etapa para criação da sua varanda gourmet: Meça o ambiente!

O primeiro passo para o desenvolvimento da sua varanda gourmet é medir o espaço que se tem. Meça todas as dimensões (larguras, alturas e profundidades) para ter uma noção correta do mobiliário, de pronta entrega, adequado para o seu ambiente. Um erro muito comum é comprar um móvel lindo, sem ter verificado as medidas, e ao chegar em casa perceber que o mesmo nem entra na sua varanda… Fique atento e não cometa esse engano!

Uma excelente opção, principalmente para quem é proprietário do imóvel, é adquirir móveis sob medida, desenvolvidos especificamente para sua varanda gourmet e de acordo com suas necessidades. Adquirir móveis sob medida pode ser mais em conta, até financeiramente, do que comprar os de pronta entrega, principalmente quando se leva em consideração a utilidade e a qualidade das peças.

As soluções apresentadas para varanda gourmet de apartamentos pequenos podem variar muito de acordo com as características do espaço disponível. Por exemplo, uma varanda pode ser mais estreita e cumprida, enquanto outra é mais larga, em formato de um L. O essencial, em todos os casos, é a realização de um planejamento coerente com o objetivo principal, de uso, da varanda gourmet.

sacada gourmet - Como decorar a sua varanda gourmet pequena

 

Apartamentos: 8 varandas gourmet coloridas

Segunda etapa: Planeje as atividades que serão desenvolvidas

O segundo passo, após a medição da varanda, é pegar um papel e uma caneta e começar a listar todas as atividades que serão desenvolvidas nesse espaço. Comece escrevendo todas as atividades que gostaria de realizar no ambiente da varanda gourmet e em seguida, passe a estabelecer prioridades, uma vez que se trata de um espaço reduzido.

Vamos supor que a principal prioridade da sua varanda gourmet seja o churrasco de final de semana, com os amigos ou com os familiares. Dessa forma, alguns itens não podem faltar na sua varanda: bancada com pia e espaço para manuseio de alimentos, a churrasqueira (seja móvel ou fixa com chaminé), carrinho com rodízio para transporte de bebidas e alimento entre os convidados, mesas de apoio, cooler para manter as bebidas geladas ou até um mini frigobar…

Caso a prioridade estabelecida seja uma varanda gourmet aconchegante, como prolongamento do espaço da sala de estar para ampliar o ambiente em que seus convidados poderão se acomodar, após um jantar especial (desenvolvido na sala de jantar) ou após reuniões um pouco mais formais. Nesse caso, a varanda pode contar com bancos de madeira cumpridos, com assento almofadado em futon e almofadas confortáveis que permitam longos períodos de conversa. Seria adequado também a presença de cortinas, para proteger os convidados do contato direto com o sol e para desenvolver uma iluminação decorativa, tornando o espaço ainda mais charmoso a noite. Adegas climatizadas e jardins verticais também seriam uma excelente proposta nesse caso.

Com os exemplos anteriores, fica claro que é o planejamento que determinar o estilo a ser seguido pelo projeto da varanda gourmet para espaços pequenos. Além dessa linha de raciocínio, uma outra possibilidade é manter o estilo decorativo da sua casa para varanda, independentemente do objetivo principal deste ambiente. Por exemplo, supomos que o churrasco do final de semana seja a prioridade e sua casa apresente um estilo mais rústico, uma vez que os noivos são de uma cidade do interior. Nada impede que a varanda gourmet para churrasco seja criada em um estilo rústico, seguindo a proposta da casa como um todo.

Dicas de solução para mobiliário

Mesas: Ao se pensar em móveis sob medida, as opção são muitas. É comum a utilização de mesas em formado de meia lua, com a parte reta voltada para o guarda-corpo da varanda e o lado oposto atendendo duas pessoas sentadas; É comum também encontrar suportes de apoio presos ao guarda-corpo da varanda, mas é preciso ter muito cuidada com esse tipo de escolha, uma vez que o guarda-corpo não foi desenvolvido para ter acessórios fixados em seu corpo, o que pode colocar em risco a segurança dos moradores. Escolha sempre profissionais qualificados para executar seus projetos.

Adegas: escolha um móvel que proteja o seu mini bar, ou adegas, pois a região da varanda gourmet tende a ficar mais exposta às intempéries (sol, chuva, luminosidade, vento…) do que outras áreas da casa. Para conservar bebidas alcoólicas é necessário que essas estejam longe da ação da luz solar e do calor principalmente.

Bancos, sofás e áreas de descanso: Os paletes estão em alta, para quem prefere um ambiente mais rústico. Composições criativas podem ser uma ótima solução para tornar sua varanda gourmet mais informal, sustentável e única. Jardins verticais com paletes também são puro charme, vale a pena procurar algumas referências visuais como inspiração!

varanda apartamento - Como decorar a sua varanda gourmet pequena

 

 

Espaço Criativo Móveis e Cozinhas

A Espaço Criativo Móveis e Cozinha preza pela qualidade, profissionalismo e precisão de entrega, proporcionando aos noivos ou recém-casados a tranquilidade para investir mais tempo nos preparativos de outros projetos, enquanto o apartamento é desenvolvido com excelência. Nossos móveis são ambientalmente corretos, apresentam preço justo e acessível, garantia de 05 anos e acompanhamento online de todos os pedidos. Suas compras podem ser divididas em até 24x e disponibilizamos descontos especiais para pagamentos à vista.

Entre em contato com nossos consultores e descubra que ter a varanda gourmet dos seus sonhos pode ser muito mais simples do que você imagina! A Espaço Criativo Móveis e Cozinha transforma seu sonho em realidade.

Call to Action 300x100 - Como decorar a sua varanda gourmet pequena

Deixe uma resposta