sala integrada 740x370 - Como dividir um ambiente?

Como dividir um ambiente?

Como dividir um ambiente pequeno? Uma tendência que tem se tornado muito forte é o conceito do layout aberto, caracterizado por apartamentos sem paredes internas, com espaços totalmente ou parcialmente integrados. Essa tendência tem origem nos Estados Unidos, onde faz grande sucesso desde a década de 1980 e aos poucos vem sendo implementada nos lares brasileiros. Ideal para apartamentos pequenos, o layout aberto (planta aberta ou open plan) permite uma maior integração entre os ambientes residenciais, o que gera a sensação de que o espaço é mais amplo.

Dividir um ambiente em apartamentos pequenos é um grande desafio e quando o layout é aberto esse desafio aumenta, pois exige um grande domínio sobre o estudo dos fluxos (pessoas e atividades) entre os espaços integrados, de forma a proporcionar conforto visual e praticidade de uso. O layout aberto é uma excelente opção para jovens casais, com um estilo de vida mais contemporâneo, criativos e que objetivam imprimir a sua personalidade em seu novo lar. Você já considerou dividir um ambiente com móveis, em substituição às antigas paredes de concreto? Essa é uma excelente opção, principalmente para quem adora modificar o layout da casa e assim diversificar os estilos da mesma. Funciona como se fossem várias casas em uma só!

Acompanhe o texto a seguir, conheça melhor o conceito de layout aberto e descubra dicas imperdíveis de como dividir um ambiente utilizando móveis sob medida e/ou de pronta entrega. Pensar fora dos padrões também é válido quando se trata de layout (arranjo físico dos espaços)residencial!

ambientes integrados - Como dividir um ambiente?

 


O que é layout aberto?

O conceito de layout aberto é muito simples, pois se trata de um vão aberto, sem muitas paredes e portas, sendo que todos os cômodos são fundidos em um único espaço. Dependendo da planta do imóvel, é possível ter algumas paredes presentes, para separação de quartos, banheiros e cozinhas, mas em pequena proporção em relação ao todo. O layout aberto é comum em lofts, apartamentos e em casas dos mais diversos tamanhos. Ou seja, a dimensão física do imóvel não é um determinante para a aplicação do conceito, sendo que o que permite a ausência de paredes internas são os estudos estruturais, desenvolvidos pelo engenheiro civil responsável pela planta do imóvel.

O conceito de layout aberto vai além das especificações estruturais do imóvel, estando intimamente relacionado a uma sensação de liberdade. Pessoas que optam por esse tipo de conceito não querem se sentir confinadas dentro de casa, valorizando um espaço de fácil e rápida locomoção, além da possibilidade de realizar atividades multitarefa, como cozinhar e ao mesmo interagir com os convidados que estão na sala de estar. Para dividir um ambiente desse tipo é necessário levar em consideração as seguintes características: mobilidade, praticidade, funcionalidade, integração, maior ventilação e maior iluminação.

O layout aberto surge no final da década de 1980, nos Estados Unidos, quando prédios industriais antigos foram transformados em prédios residenciais e dessa forma surgiu a necessidade de repensar a forma de dividir um ambiente. O que inicialmente era uma necessidade, hoje se tornou uma tendência de design, principalmente entre os amantes do estilo industrial e escandinavo.

Dicas para dividir um ambiente com móveis

É interessante ter em mente que um bom layout residencial pede algumas delimitações de espaço, mesmo em layouts abertos. Utilizar móveis para dividir um ambiente é uma opção prática e sofisticada. Acompanhe algumas dicas de móveis ideais pra atuarem como divisória para o seu lar!

– Painel de TV giratório: Um painel, que vai do piso ao teto, pode ser uma excelente divisória entre a sala de estar e o quarto. Recomenda-se um painel inteiriço, para manter maior privacidade no quarto, e com a parte giratória para a fixação da TV. Dessa forma é possível assistir a mesma televisão tanto do quarto como da sala.

– Estantes Vazadas: Móveis multiuso para ambientes diversos. Por exemplo, uma estante vazada, com nichos, pode separar uma sala de estar de uma sala de jantar e ainda ser utilizada como uma cristaleira estilizada, ou porta objetos de arte com iluminação embutida criando um efeito mais sofisticado.

– Buffets e Aparadores: Peças excelentes para vestir as costas de sofás, da sala de estar, e ainda serem utilizados como ponto de apoio para salas de jantar. Esses móveis têm um alto potencial de valorização dos ambientes, com cores e iluminações inovadoras, além de acabamentos diferenciados. Seja criativo e tenha peças únicas em sua casa.

– Cabeceiras de cama: Uma bela cabeceira de cama, ao funcionar como um painel que se estende até o limite dos criados, pode delimitar um corredor de acesso entre o closet e a região da cama, dentro do quarto. Pode criar também um espaço especial dedicado para leituras.

Móveis sob medida e com acabamento de excelência são os mais indicados para dividir um ambiente em layout aberto, especialmente os ambientes menores. Conheça a empresa Espaço Criativo Móveis e Cozinhas! Referência no mercado moveleiro nacional por sua altíssima qualidade, profissionais experientes e parcerias de alto padrão, como com a Italínea. Entre em contato com os consultores e descubra condições especiais de pagamento, além de compreender como seu sonho de ter um apartamento em layout aberto pode ser acessível, criativo e sofisticado.

Call to Action 300x100 - Como dividir um ambiente?

Deixe uma resposta