cantinho de leitura 740x370 - Como organizar um cantinho de leitura na sua casa

Como organizar um cantinho de leitura na sua casa

Você já pensou em planejar um canto de leitura na sua casa? É comum que, durante o planejamento das atividades de um ambiente, o momento da leitura seja negligenciado caso os moradores não sejam leitores assíduos. Mas ao desenvolver um layout mais cuidadoso e atento às reais necessidades de uma casa, o canto de leitura passa a ser projetado de forma adequada, com características que tornam a leitura muito mais prazerosa e frequente.

Muitos casais, que prezam por momentos de leitura a dois ou que simplesmente pretendem desenvolver esse hábito, ficam inseguros quanto ao fato de criar esse espaço em um apartamento pequeno, por exemplo. Quando os casais estão planejando o primeiro apartamento as dúvidas são ainda maiores… O que muitos não sabem é que espaços subutilizados, como, por exemplo uma área do corredor próxima à janela, pode perfeitamente ser transformada em um canto de leitura aconchegante, prático e estiloso.

E você, já tem um canto de leitura na sua casa? Já tinha pensado nessa possibilidade? Caso tenha, esse espaço favorece o seu conforto durante algumas horas de leitura? Acompanhe o texto, a seguir, e descubra o que não pode faltar em um canto de leitura dos sonhos!

 

Canto de leitura: Como projetar de forma adequada?

A leitura é uma das atividades mais antigas da humanidade e com o avanço tecnológico essa prática tem se tornado rara para muitas pessoas. Ao ler, o indivíduo estimula a imaginação, a criatividade, aperfeiçoa os conhecimentos linguísticos, amplia seu vocabulário e estabelece novas conexões neurais, uma vez que a leitura é para mente o mesmo que o exercício físico é para o corpo. Ou seja, manter o hábito de leitura é essencial para a saúde mental de qualquer pessoa.

Mas como escolher onde será o canto de leitura em casa? Inicialmente, é essencial que esse espaço seja silencioso! Para realizar uma leitura produtiva, sua mente deve estar focada nas informações que estão sendo lidas e para isso é necessário que os estímulos sonoros sejam reduzidos. Assim, é comum que o canto de leitura seja alocado dentro do quarto de dormir, em uma sala de estar, no closet (relembrando os antigos quartos de repouso da idade média, as leituras de alcova), no escritório, na bilblioteca, em um espaço livre do corredor ou embaixo da escada, na varanda… O mais importante é que esse ambiente possibilite um momento de intimidade com a leitura, sendo que essa é uma atividade predominantemente individual, introspectiva.

Uma vez que esse espaço de maior privacidade foi encontrado dentro de casa, o próximo passo é determinar o que é necessário para que essa atividade seja realizada com mais conforto e prazer. Veja, a seguir, o que é necessário que realizar uma leitura agradável e saudável.

 

Iluminação adequada

Uma iluminação adequada é essencial para manter a saúde dos olhos após vários minutos de leitura. Essa iluminação é dividida em natural e artificial. A natural é aquela proveniente da luz solar que adentra os ambientes por meio de janelas, clarabóias e permite que o olho humano identifiquem com clareza e nitidez os textos impressos. A iluminação artificial é aquela proveniente de lâmpadas de abajours; luminárias de mesa, de piso, pendentes; spots; sancas; luminárias de teto.

A iluminação adequada surge de uma boa combinação entre a iluminação natural e artificial, a partir das condições de iluminação do seu ambiente, sendo que a luz branca é mais adequada para leitura do que a amarela, uma vez que esta é mais propícia ao relaxamento, descanso e estimula o sono. Lembre-se que as lâmpadas de led são mais econômicas, mais duráveis e apresentam grande variedade para tonalidades de cor, sendo muito utilizadas para iluminação decorativa também.

A leitura realizada por meio de dispositivos digitais (tabletes, smartphones, leitores digitais) tem sido cada vez mais comum e exige cuidados específicos para evitar problemas como a vista cansada. Procure ajustar a iluminação e brilho da tela para evitar ofuscamentos e o ideal é que a tela não seja iluminada (imitando a página de um livro impresso).

dicas para cantinho da leitura - Como organizar um cantinho de leitura na sua casa

Escolha móveis confortáveis

Invista tempo para escolher uma boa poltrona, mini sofá ou recamier que permita um maior relaxamento durante suas leituras. Um móvel adequado faz toda a diferença! Pense em um bom apoio para os pés; almofadas e rolos para apoiar as costas e a cabeça; futons para tornar as superfícies mais macias e aconchegantes.

Espaços pequenos, como embaixo de escada, podem contar com móveis sob medida (mini sofás), com a presença de gaveteiros e baús que potencializam o aproveitamento do ambiente de leitura. Para casais que gostam de ler juntos, uma boa opção cheia de estilo e personalidade, é o resgate das antigas namoradeiras, projetadas de acordo com as necessidades próprias da atividade de leitura.

Traga vida para o canto de leitura com a presença de plantas decorativas, seja em cachepôs, vasos, nichos ou simplesmente apoiadas sobre mesas laterais e/ou de centro. Escolha as plantas de acordo com as características de iluminação natural do ambiente onde ficará o seu conto de leitura. Seja criativo e transforme o seu canto de leitura em um templo de paz e tranquilidade.

Livros organizados e de fácil acesso

Para tornar a leitura um hábito é interessante que os livros estejam acessíveis e bem organizados e esse objetivo pode ser facilmente alcançado com nichos e estantes sob medida. Estante com porta são ideais para proteger os livros da poeira e quando a porta é transparente facilita a localização do livro que se deseja ler.

Procures separar os livros que você está lendo dos que ainda não leu, para evitar que algum título não seja lido por completo! Separe os livros por gênero literário, tamanho ou cor, criando uma lógica de acesso para você. Para que os livros apresentem uma alta durabilidade devem ser armazenados fora do contato com a umidade e poeira, além de assim se evitar possíveis processos alérgicos durante a leitura também.

sala para leitura - Como organizar um cantinho de leitura na sua casa

Como personalizar o seu canto de leitura: Observe seus hábitos pessoais de leitura!

Caso você goste de ler fazendo marcações e/ou anotações, planeje-se para ter em seu canto de leitura potes com marcadores de texto, canetas, lápis, borracha e talvez até uma pequena prancheta com papel para desenhos e observações.

Agora, se você adora tomar um chá, café ou suco enquanto ler, planeje ter um espaço de apoio para copos, bules ou garrafas, contanto com a utilização de mesas laterais, bancos com estrutura mais rígida e bandejas.

Fique atento às suas necessidades individuais durante a leitura e personalize ao máximo o seu canto de leitura. Conheça a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas, empresa moveleira especialista em transformar seus sonhos em realidade! Conte com nossos profissionais para projetar, produzir e montar o canto de leitura ideal para sua casa. Entre em contato e entenda como ter um canto de leitura aconchegante pode ser mais fácil e em conta do que você imagina!

Deixe uma resposta