pets em casa 740x370 - Quais são os cuidados essenciais para quem possui animais em casas e apartamentos?

Quais são os cuidados essenciais para quem possui animais em casas e apartamentos?

Ter um animal de estimação muitas vezes é sinônimo de amor e dedicação, mas para ter um bichinho vivendo conosco, precisamos de muita atenção e cuidados. Tem um cachorro ou gatinho no seu lar? Então continue lendo o texto e saiba todas as dicas para tratar melhor do seu bichinho.

Cada vez mais pessoas têm optado por viver em apartamentos em São Paulo. Seja por uma opção mais econômica, e segura, independente de quando surge a ideia de mudar de imóvel, surge a questão: será que meu bichinho de estimação irá se adaptar ao novo espaço reduzido?

 

Local fixo para necessidades

A questão vale tanto para gatos quanto para cães, os pets precisam ter um local próprio e adequado para fazer as necessidades. Então, deve ser fixado o espaço, o mais recomendado é um local que não incomode as pessoas que moram na casa, como varandas, ou área de serviço – algo que deve ser levado em conta por quem busca um novo local para morar, podendo optar por estas escolhas na hora de filtrar possibilidades de visita para conhecer e fechar negócio em algum local disponibilizado para aluguel e venda em algum portal de imóveis.

É importante que depois de estabelecido não haja mudança, pois os animais associam o local com fazer necessidades e caso seja mudado várias vezes, é possível que o bichinho faça no lugar errado. Atualmente existem toalhas higiênicas especiais para cães para reduzir o odor das fezes e urina, e devem ser trocadas frequentemente.

Existem pessoas que quando moram em apartamentos preferem levar o cãozinho para fazer as necessidades da rua, o que não pode ser esquecido é levar no passeio um saquinho para descartar as fezes de modo correto!

No caso de gatos, as caixas de areia são ideais, tanto morando em casas como em apartamentos, elas necessitam ser limpas diariamente. Diversas lojas de pets oferecem a modalidade de caixa de areia fechada que diminui o odor no local, e não deixa a areia não espalhar no chão.

 

Escolha o animal certo

Na hora de adotar um novo bichinho a maioria das pessoas não pensa nas mudanças de rotina ao adquirir um pet. Se você é uma pessoa que mora em apartamento e não tem muita disponibilidade de sair para passear, o ideal é ter um gatinho. Já se mora em casa, com crianças e espaço amplo, é uma opção que permite melhor acomodação para um cão. Muitas pessoas adotam cachorros de porte grande e moram em apartamentos, é muito possível que o bichinho fique estressado e acabe por destruir móveis, e roupas do dono. Isso não quer dizer que seja impossível ter um cão de porte grande num apartamento, mas é uma questão bem mais complicada que exige tempo, dedicação e muitos passeios para não deixar seu cãozinho estressado!

pet apartamento - Quais são os cuidados essenciais para quem possui animais em casas e apartamentos?

Passeios e brincadeiras são importantes sim!

Animais que vivem em apartamentos tem maior propensão de serem mais estressados e deprimidos, pois vivem em espaços reduzidos e na maioria das vezes passam muito tempo sozinhos. Pode ocorrer que a imunidade dos bichinhos baixe e, também, de desenvolver comportamentos destrutivos como mordes e comer coisas da casa, e ter redução do apetite. Ninguém quer que isso aconteça, e para evitar basta levar o cãozinho para passear diariamente, o contato com outros cães, cheiros e pessoas irá deixar seu cachorro mais feliz. Também é necessário que ele tenha brinquedos e sua caminha de descanso. No caso de felinos, é muito estressante para eles levá-los para um passeio, então eles precisam ter muitos brinquedos na casa, como bolinhas, arranhadores. Também é importante deixar o animal viver no ritmo dele, lembre, gatos passam a metade da vida dormindo!

 

Local para o descanso

Independente do imóvel, os bichinhos de estimação precisam ter o local próprio para descansar. Assim como a questão do local para fazer as necessidades, é preciso que a caminha esteja sempre no mesmo lugar para que o animal associe isso com o momento de descanso. É importe que as caminhas sejam bem higienizadas, a limpeza deve ser feita periodicamente, pois os pets têm contato íntimo com seus donos, o que pode ocasionar a transmissão de doenças.

 

Controle de remédios

Tanto cães como gatos precisam ser medicados com vermífugos e antipulgas, além das vacinas que precisam estar sempre em dia. Quando as pessoas moram em casas, é muito frequente que gatos saiam dar um passeio, e é nesse momento que eles podem ser contaminados com vírus e doenças de outros gatos, por isso a carteirinha deve estar em dia!

 

Banho e tosa

Muitas pessoas têm animais com pelos longos e grossos que precisam de cuidados específicos para o bichinho não ter pulgas, carrapatos ou alergias. Atualmente existem milhares de pet shops e clínicas veterinárias que oferecem a opção de a pessoa levar semanalmente seu bichinho para tomar banho e ser tosado. Para muitos animais essa visita frequente pode ser assustadora, pois é exposto a cheiros e barulhos de equipamentos desconhecidos, longe de seus proprietários, então o que você pode fazer é preparar seu bichinho para experiência. Caso ele esteja acostumado a ser cuidado e manipulado em casa irá mais tranquilo para o pet shop. Para isso, brinque com as patas e orelhas, e faça carinho e escovando toda a pelagem do animal, é preciso mostrar que este é um momento relaxante. Com paciência e carinho tudo é possível.

 

Limpeza redobrada

Ter animais de estimação em casa exige que a higienização do espaço seja amplificada. Animais soltam pelos, e em locais que passam a maior parte do tempo e deixam cheiro. No momento de limpar o local, é necessário que seja utilizado desinfetante, e depois com álcool que garante a remoção de cheiros e odores. O álcool tem ação bactericida, deixando o ambiente limpo e seguro.  É necessário ter certa cautela na utilização de produtos químicos, pois alguns produtos podem causar problemas como alergia e irritar inclusive os olhos e trato respiratório dos pets.

Para eliminar odores, existem muitas soluções caseiras de aromatizadores que não fazem mal para os bichinhos de estimação, e amenizam os cheiros fortes. Um exemplo é o aromatizador de laranja, feito com cascas de laranja, água e cravos da índia. É preciso apenas juntar todos os ingredientes numa panela, deixar ferver e quando sentir o cheiro agradável coloque em um recipiente em que possa borrifá-lo pela casa, a solução é simples, econômica, e deixa sua casa cheirosa e livre de odores sem causar problemas aos animais!

 

Gostou do texto? Aproveite para compartilhar estas informações sobre Pets em suas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar para aprender os cuidados com os bichinhos!

Deixe uma resposta