dicas para mudança de casa 740x370 - Dicas práticas para organizar sua mudança

Dicas práticas para organizar sua mudança

Como andam os preparativos para sua mudança de casa? É comum os noivos dedicarem grande parte do seu tempo com os preparativos do casamento, os quais já exigem muito foco e planejamento. Mas e o novo lar? Todos os ambientes já foram planejados, os móveis escolhidos e o dia da mudança determinado? Com o dia escolhido, o que fazer agora?

Mudar, independentemente do tipo de mudança, é sempre um grande desafio, pois o cérebro humano tende a se manter em situações já conhecidas e confortáveis. Mudanças exigem esforço, não só físico como também mental e isso é natural, comum. Quando se trata da primeira mudança residencial, principalmente, é necessário estar bem informado sobre os desafios a serem enfrentados para evitar desgastes desnecessários, inclusive em termos do relacionamento do casal.

A Espaço Criativo Móveis e Cozinha te auxilia a planejar a sua mudança de forma leve, prazerosa e tranquila (sim, isso é possível!!!) para que você possa manter o ritmo de festa e comemorações do casamento em si. Acompanhe o texto, a seguir, e conheça as principais dicas de nossos profissionais de engenharia, arquitetura e design, experientes com o planejamento e administração de mudanças residenciais.

 

mudança de casa - Dicas práticas para organizar sua mudança

O que planejar antes da mudança de casa?

É necessário ter em mente que o planejamento da mudança é responsável por grande parte do sucesso da mesma. Deixe a preguiça de lado, assim como a procrastinação! Ou seja, não deixe para amanhã o que pode ser resolvido hoje e monte um cronograma com as atividades que devem ser concluídas dia a dia e com antecedência. Os noivos ou recém-casados devem dividir as atividades da mudança entre si para que ninguém fique sobrecarregado. Acompanhe, a seguir, algumas dicas práticas:

  1. Tenha em mãos a planta do novo apartamento com todas as medidas corretas: Conheça as dimensões de todos os cômodos da nova casa, incluindo medidas de pé direito e sentido de abertura das portas. Com todas essas informações é possível que os layouts sejam desenvolvidos.
  2. Desenvolva o layout de todos os ambientes: Fique atendo às medidas dos móveis, especificando aqueles que poderão ser reutilizados na casa nova e aqueles que precisarão ser desfeitos (possibilidade de renda extra!). Ao se mudar para um apartamento pequeno é natural que alguns móveis sobre medida sejam adquiridos. Realize a pintura de paredes, aplicação de papéis de parede, manutenção de pisos, rebaixamento de tetos antes de se mudar. Aproveite para deixar o imóvel limpo para o recebimento da mudança!
  3. Verifique as condições de uso do novo imóvel: Verifique se o encanamento hidráulico está funcionando corretamente (verifique vazamentos, paredes com mofo) e caso precise de manutenção, faça isso antes da mudança! Realize o mesmo procedimento para a parte elétrica, incluindo a instalação dos pontos de energia (tomadas, acendedores de luz, pontos de luz para luminárias) necessários de acordo com o seu layout, para cada ambiente. Aproveite também para instalar o gás da cozinha, instalar a internet (telefone, tv) e verificar o funcionamento correto dos banheiros (chuveiros, pias, vasos sanitários). Transfira seu endereço para recebimento de correspondências antes de se mudar.
  4. Principais ambientes que devem estar prontos para receber a mudança: É imprescindível que a cozinha e o banheiro estejam em condições adequadas de uso assim que a mudança for realizada. Antes da mudança, deixe o banheiro já com toalha de rosto, sabonete para as mãos e papel higiênico. Priorize um bom banho quente e a realização de uma boa refeição depois de um dia de mudança! Caso prefira, opte por passar o período de mudança em um hotel próximo ao novo imóvel ou então se programe para pedir comida por delivery. Planeje lanches rápidos para serem consumidos ao longo do dia de mudança e se mantenha hidratado (não queremos ninguém desmaiando, não é mesmo?)! Lembre-se de separar uma bolsa, de fácil acesso, com objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, algumas roupas) para serem utilizados de imediato no dia da mudança, principalmente assim que o transporte for finalizado.
  5. Avise o condomínio sobre o dia que a mudança será realizada: Não se esqueça de verificar com o condomínio os dias liberados para mudança assim como informar, formalmente, o dia de mudança para o síndico e vizinhos. Conheça as dimensões da garagem, do elevador e dos corredores para evitar problemas desnecessários de última hora. O caminhão de transporte pode ficar estacionado na rua ou deve entrar na garagem? Será necessário utilizar a vaga de algum vizinho? Algum móvel precisará se içado? Programe-se nos mínimos detalhes!
  6. Providencie material para embalar seus pertences: Providencie caixas de papelão (podem ser facilmente obtidas em supermercados e lojas de comércio em geral), plástico bolha, revistas e/ou jornais velhos, fita adesiva larga e resistente, canetas hidrográficas de ponta grossa. Mantenha a organização para embalar seus pertences e para separar as caixas por cômodos! Peças mais frágeis, como as de vidro e cerâmica, devem ser envoltas em plástico bolha e folhas de jornal, para evitar o atrito, entre si, dentro da caixa de papelão. É importante que os espaços livres dentro da caixa também sejam preenchidos com folhas de jornal para evitar a movimentação e possível quebra das peças. Tenha paciência para embrulhar da forma correta e faça isso aos poucos para não se irritar (atividade repetitiva!). Escreva do lado de fora da caixa tudo que está armazenado e avise quando os objetos forem frágeis. Indique na caixa, também, a qual cômodo da casa ela pertence para facilitar o descarregamento das caixas após o transporte.
  7. Verifique as condições climáticas: Evite realizar a mudança em dias com grande possibilidade de chuva, uma vez que o trânsito tende a ficar menos fluído e o processo de carregar e descarregar o caminhão pode ficar prejudicado. Além de que o cansaço físico e mental é bem maior.

 

dicas para mudança - Dicas práticas para organizar sua mudança

O que planejar para o momento da mudança?

Para o dia da mudança desmarque qualquer outro compromisso! Tenha em mente que atrasos acontecem assim como imprevistos. Esteja totalmente disponível para realizar/acompanhar a mudança. Caso tenha carro e o novo domicílio não seja tão distante do atual endereço, realize o transporte das caixas menores, dos objetos mais delicados e se lembre que ninguém melhor do que você mesmos para transportar seu pertences.

  1. Acompanhe a empresa de transporte: tanto durante o momento de carregar o caminhão quanto no momento de descarregar o caminhão. Solicite que as caixas sejam dispostas dentro do caminhão de acordo com o cômodo a que pertencem, facilitando assim o descarregamento e o posicionamento das caixas dentro do cômodo correto do novo apartamento. Esteja presente e fiscalize todo esse processo.
  2. Coordene os transportadores: informe os funcionários da transportadora por onde devem passar com os móveis e eletrodomésticos, além da forma como devem passar para evitar sujeira e incômodos desnecessários. Peça que façam o mínimo de barulho possível.
  3. Aguarde o descarregamento total para iniciar a desmontagem das caixas e organização dos ambientes: não queira fazer tudo ao mesmo tempo, planeje-se! Caso tenha pessoas para te auxiliar a abrir as caixas descarregadas e já começar a organizar os ambientes da casa, enquanto coordena o transporte, tudo bem. Mas caso esteja fazendo a mudança com pouca ajuda, estabeleça prioridades e tenha foco. Primeiro finalize o acompanhamento do transporte em si, para garantir que as caixas serão depositadas no local correto e com cuidado, além de evitar indisposições desnecessárias com os vizinhos.
  4. Os primeiros ambientes a serem organizados: priorize a cozinha e os banheiros. Lembre-se que copos, pratos e talheres devem ser lavados após serem desembalados! Após a organização dos objetos, em seus devidos lugares, todos os ambientes devem ser limpos.

 

O que esperar para o momento após a realização da mudança?

Após a realização da mudança chega a etapa de organização dos ambientes, que muito provavelmente não será concluída no mesmo dia da mudança. É importante não estressar o corpo e mente tentado fazer tudo no mesmo dia! Vá com calma, paciência e planejamento que tudo dá certo. Conheça cada cantinho do seu novo lar e aproveite para imprimir o seu estilo em cada espaço! Aproprie-se da forma de interagir com os novos ambientes e esteja novamente em casa. Conte sempre com a Espaço Criativo Móveis e Cozinhas para ter um novo lar aconchegante, prático e cheio de personalidade.

Deixe uma resposta