cores na decoração 740x370 - Colorida ou monocromática: Saiba qual decoração combina com você

Colorida ou monocromática: Saiba qual decoração combina com você

Qual decoração escolher para a minha casa? Essa é uma dúvida frequente para a grande maioria dos casais de noivos e demais pessoas que pensam em organizar os ambientes residenciais. Você se conhece ao ponto de saber com clareza o que mais combina com o seu estilo de vida e preferências pessoais? A decoração é a arte e a técnica de materializar sensações e emoções nos mais diversos tipos de ambientes, a partir da utilização de cores, texturas, formas, volumes e iluminação.

A linguagem visual é fortemente determinada pela utilização das cores, uma vez que esta é capaz de expressar, simbolizar e impressionar. A cor impressiona fisicamente a retina humana, comunicando o tipo de cor que está sendo visualizada; a cor também se comporta como um símbolo, pois tem a capacidade de comunicar ideias, sensações, emoções, influenciando os indivíduos a se expressarem de uma determinada forma. É importante saber que o significado das cores não é universal e sim cultural, podendo sofrer grandes modificações entre as diversas partes do mundo.

Uma boa decoração deve ser planejada a partir da aplicação coerente das Leis da Gestalt (semelhança, proximidade, continuidade, pregnância, fechamento e unidade), do entendimento do padrão psicológico dos indivíduos que habitam o espaço estudado, além das demandas práticas de circulação e demandas do dia a dia. Designers e arquitetos são os profissionais mais indicados para esse tipo de atividade e podem te auxiliar, inclusive, a realizar uma escolha consciente e adequada entre um ambiente mais colorido ou mais monocromático.

Acompanhe o texto, a seguir, e conheça um pouco mais sobre o universo das cores, estilos de decoração e o que mais combina com você!

 

Escalas monocromáticas para decoração

Escalas cromáticas são modulações, variações regulares e contínuas de cores e podem ser monocromáticas ou policromáticas. As variações, a partir de uma mesma cor, seja de tom, saturação ou luminosidade, é denominada escala monocromática.

É comum, em termos de decoração, as pessoas pensarem em ambientes monocromáticos apenas com variações do branco ou do preto, e se esquecem das demais cores, pois podemos ter ambientes monocromáticos azuis ou verdes, por exemplo, o que é muito comum em ambientes da área da saúde.

Geralmente, a decoração de hospitais utiliza muito o azul, uma vez que essa cor remete à paz e à calma, ou também o verde, que representa saúde, revitalização. É comum para pessoas que têm uma cor preferida (por exemplo, apenas rosa, lilás, azul, verde ou amarelo para o quarto de uma criança), optarem por um quarto monocromático, uma vez que sentem melhor na presença dessa cor específica.

Ambientes monocromáticos, em escala de cinza (do branco ao preto), são considerados elegantes, sóbrios e frios pela cultura ocidental. Ambientes com uma das paredes pintada de preto é o grande ícone desse tipo de decoração. É importante lembrar, que paredes pretas diminuem o espaço e a luminosidade do ambiente, sendo por isso, indicado pintar apenas uma parede como destaque. Pessoas mais práticas, extremamente racionais, sérias e que gostam de ambientes mais frios, impessoais, podem se identificar com uma decoração exclusivamente monocromática em escala de cinza. Explore texturas diferenciadas para trazer maior movimento para este tipo de decoração.

O mais comum, é aplicar uma escala de cinza para todos os revestimentos do ambiente (paredes, pisos, teto, roupa de cama (caso seja um quarto), mobiliário,) e trazer alguns pontos de cor com objetos decorativos (quadros, abajur, plantas, luminárias, um móvel específico colorido). Dessa forma, o ambiente fica elegante, mas não fica triste. Você pode sim optar por um ambiente monocromático e adaptá-lo à sua personalidade, pois a decoração não é estática, até muito pelo contrário. O importante é que você se sinta bem dentro da sua casa e a sua decoração te traga boas sensações.

decoracao monocromatica - Colorida ou monocromática: Saiba qual decoração combina com você

 

Escalas policromáticas para decoração

Ao contrário da monocromática, a decoração em escala policromática é caracterizada pela variação de duas ou mais cores no ambiente. Esse padrão costuma ser mais procurado por pessoas que procuram desenvolver sua sensibilidade e consequentemente estão mais em contato com suas emoções. É mais comum também em países tropicas, como o Brasil, em que a paleta de cores dos espaços geográficos já é naturalmente diversificada.

Uma decoração policromática não é, necessariamente, constituída por cores quentes, com alta saturação e fortes contrates, o que o senso comum pode vir a pensar. Cores frias também podem compor um ambiente policromático, trazendo maior sobriedade e clareza para o espaço.

A composição das cores vai depender do estilo de decoração escolhido, da personalidade dos indivíduos que vivenciam o espaço, e das necessidades físicas do ambiente. Cada projeto de decoração é único e deve ser tratado como tal. Por exemplo, para um espaço com pouca iluminação natural é aconselhável que se opte por cores menos saturadas e mais claras (maior luminosidade), uma vez que refletem mais a luz do ambiente e o tornam melhor iluminado.

apartamento policromatico - Colorida ou monocromática: Saiba qual decoração combina com você

 

Estilos de decoração: predominância de cores

Os estilos de decoração apresentam características que naturalmente os tornam mais monocromáticos ou mais policromáticos. Conheça alguns desses estilos, a seguir, e descubra o que melhor combina com você!

Estilo Moderno: são ambientes com decoração elegante, sóbria em relação à quantidade de elementos decorativos, mas que ao mesmo tempo é ousada, inovadora. Tende a apresentar uma base monocromática, com alguns pontos de cor em destaque, com o intuito de causar curiosidade, descoberta do novo, do que é fora do padrão. É comum o uso dos seguintes materiais: metal (de preferência o aço) e vidro.

Estilo Minimalista: essa decoração tende a ser mais monocromática, pois é uma versão do estilo moderno, com a diferença que utiliza o mínimo possível de formas, acessórios e cores, valorizando espaços mais amplos e funcionais. A regra aqui é: menos é mais, incluindo a utilização de cores!

Estilo Contemporâneo: comumente confundido com o moderno, é um estilo de decoração mais dinâmico e segue as tendências de moda do momento atual. Dessa forma, a composição de cores, formas e volumes e desenvolvida de forma livre. Tende a apresentar uma decoração mais policromática, de acordo com as tendências vigentes no momento.

Estilo Escandinavo: é baseado no estilo de vida dos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia), tendendo a apresentar uma base de decoração mais monocromática. Como esse estilo valoriza a simplicidade integrada à natureza, com a utilização de materiais como madeira e a forte presença de iluminação natural, pontos de cor são valorizados, principalmente com o emprego de vegetação local (flores coloridas, folhas de pequeno, médio e grande porte, assim como volumes diferenciados).

Deixe uma resposta