feng shui boas energias casa 740x434 - Decoração com energia: 5 dicas para afastar as más vibrações

Decoração com energia: 5 dicas para afastar as más vibrações

Planejar a circulação de energia na casa é tão importante quanto o desenvolvimento de um layout eficaz e de uma decoração que potencialize os laços afetivos entre os moradores. O dia a dia tem estado cada vez mais corrido e a maioria das pessoas não está atenta ao padrão energético do ambiente em que vive. O que faz com que as pessoas se sintam bem ou mal em determinados espaços? A resposta é simples: a energia própria desses locais!

Assim como os seres humanos apresentam uma energia vital, que impulsiona a vida, os ambientes, espaços físicos também têm sua própria energia vital, chamada pelo Feng Shui de “chi”, sendo responsável por ajudar as pessoas a concretizarem seus projetos, desde que o “chi” esteja bem equilibrado. É importante pensar que o ser humano integra a natureza e esta é a fonte de toda energia vital presente na Terra.

Independentemente de religião, cuidar da energia da casa é essencial para a boa saúde mental, física e espiritual. Acompanhe o texto, a seguir, e conheça algumas dicas para afastar as más vibrações do seu lar!

 

O que é o Feng Shui?

O Feng Shui é uma ciência, uma técnica chinesa, sendo originária de diversas linhas filosóficas orientais como o I Ching, o Taoísmo e o Confucionismo. O seu objetivo é a organização dos ambientes por meio do equilíbrio energético, considerando a interação entre o ser humano e as forças da natureza e é uma técnica milenar de mais de 4 mil anos.

O Feng Shui pode ser aplicado em ambientes residenciais ou comerciais. O equilíbrio da energia é alcançado a partir da interação ou mudança dos itens que compõem esse ambiente, incluindo móveis, adornos, objetos decorativos, iluminação, plantas, cores, formas, texturas. O layout e o posicionamento dos objetos são pensados com o intuito fazer a energia fluir e assim atrair saúde, dinheiro, amor, prosperidade, alegria, paz.

Veja, a seguir, cinco dicas do Feng Shui para organizar sua casa e potencializar a energia positiva “chi” nos ambientes!

 

dicas feng shui - Decoração com energia: 5 dicas para afastar as más vibrações

 

 

  1. Aprenda a utilizar o Baguá

O Baguá é um mapa de energia em formato ortogonal, utilizado para determinar o posicionamento dos ambientes dentro da casa (quando da criação da planta do imóvel) e para determinar as regiões de energia dentro de um ambiente específico. O Baguá deve ser utilizado juntamente com uma bússola, pois ao se identificar o norte do ambiente é possível determinar onde ficará posicionada cada aresta do Baguá. As oito arestas (guás) apresentam os seguintes conceitos: 1- Carreira; 2- Amigos; 3- Criatividade; 4- Relacionamentos; 5- Sucesso; 6- Prosperidade; 7- Família/Saúde; 8- Sabedoria/Espiritualidade. Cada “guá” é caracterizado por uma cor (azul, rosa, branco, por exemplo), elemento da natureza (fogo, terra, metal) e forma (sinuosa, triangular, quadrada), que representa um conceito a ser trabalhado naquela direção do espaço.

 

  1. Entrada da casa: energia das boas novas

É importante que a porta de entrada da sua casa tenha uma boa passagem, para que a energia não fique estagnada (objetos que obstruem a passagem) e nem acelerada demais (janelas posicionadas de frente para porta), uma vez que a energia que entra é movimentada para o interior da residência pelas pessoas e pelo vento que adentram esse espaço.

A utilização de plantas, flores, cristais, tapetes, luminárias de piso, lustres, quadros de paisagens belas e calmas é indicada para estabilizar a energia da sala de estar, uma vez que criam uma intenção de boas vindas. Os sofás e poltronas devem estar posicionados de frente ou de lado para a porta de entrada e com o encosto apoiado em parede para trazer maior segurança e estabilidade para os relacionamentos. Espelhos promovem uma maior dinâmica da energia “chi”, devendo ser fixados nas paredes laterais à parede da porta, evitando assim que a energia que entra seja refletida para fora.

Aposte em objetos que trazem mais alegria, como o sino dos ventos (em dias de vento forte é recomendado que sejam guardados, evitando assim que disseminem energia descontrolada por toda a casa); fontes de água para acalmar o ambiente (para tornar o elemento água mais presente também são recomendados aquários e até quadros com a imagem de rios, mares ou cachoeiras); posicione estatuetas de elefantes de frente para a porta com o intuito de atrair sorte, pois esse animais são sábios e fortes; mesas de jantar com formato oval ou redondo trazem maior harmonia para as refeições compartilhadas.

 

  1. Quartos de dormir: a energia do descanso

Evite aparelhos eletrônicos próximos à cama, pois prejudicam o sono e a saúde! Para dormir bem, o quarto deve estar escuro, tranquilo e a última imagem que você visualiza (assim como a primeira imagem, ao acordar) deve ser de paz, sendo muito comum a utilização de objetos fluorescentes que imitem as constelações.

É interessante que a cama tenha uma cabeceira sólida e esteja encostada em uma parede (desde que essa parede não tenha janela e nem seja divisória com o banheiro), possibilitando maior segurança durante o sono.

 

  1. Cozinha: a energia da nutrição

A cozinha é o espaço que promove a nutrição do corpo e muitas vezes da alma, quando possibilita que a família cozinhe junta e desfrute de momentos íntimos de alegria, companheirismo e ajuda mútua. Esse ambiente representa a energia de abundância da família, sendo o coração da casa e devendo estar sempre limpo, organizado, para manter essa energia ativa.

O fogo é o elemento representativo desse ambiente, sendo um espaço que tende a ser muito quente energeticamente. É interessante que fogão, pia e geladeira sejam dispostos em forma de um triângulo, dentro desse espaço, facilitando tanto o fluxo de trabalho como o equilíbrio energético. Evite colocar a geladeira do lado do fogão e caso a pia esteja muito próxima do fogão, experimente colocar um sino dos ventos para amenizar a composição entre fogo e água.

 

  1. Banheiros: a energia da limpeza

O banheiro é um ambiente que possibilita a limpeza do corpo e da mente, tanto por meios dos banhos quanto pela realização das necessidades fisiológicas. Dessa forma, apresenta uma energia “chi” estagnada e sem vida. É importante manter esse espaço sempre limpo, perfumado, bem iluminado, ventilado e decorado (a decoração remete à energia de gratidão por tudo o que se tem).

Utilize óleos essenciais para perfumar, plantas para trazer maior leveza, vida, movimento, e mantenha a organização utilizando armários, nichos, cestos. Prefira lixeiras menores, as quais evitam o acúmulo de material a ser descartado e mantenha os ralos, tampa do vaso e porta do banheiro fechados (evite que a energia positiva da casa literalmente escorra ralo a baixo e que a energia que deve ser descartada se espalhe por todos os ambientes da casa).

Deixe uma resposta