guitar shelf 1920 740x416 - Decoração Musical: Ideias para o seu bem estar

Decoração Musical: Ideias para o seu bem estar

Você já pensou em fazer uma decoração com tema musical? Não só os músicos e os apaixonados por bandas podem criar um espaço criativo, cheio de personalidade e com uma decoração diferenciada a partir de temas musicais. Caso você tenha um estilo musical preferido, basta conhecer mais sobre suas características e as traduzir de forma estética!

Para os mais criativos, com habilidade manual e tempo disponível, os objetos decorativos do tipo “do it yourself – DYI (faça você mesmo)” estão em alta, barateando o custo da decoração e possibilitando o desenvolvimento de peças exclusivas. Além de ser uma opção ambientalmente sustentável, a reutilização de materiais como os dos vinis antigos (podem compor móbiles), fitas K7 (podem virar porta canetas), cadernos antigos com partituras (as folhas podem compor belos abajours), dentre outros, auxilia a resgatar a história desses objetos e a estabelecer uma empatia maior dos moradores e visitantes com o ambiente.

É muito comum as pessoas terem instrumentos musicais em casa e não saberem onde os guardar, principalmente quando apresentam um porte maior, como é o caso de pianos, violões, guitarras, baterias, violinos. Uma opção interessante é integrar esses instrumentos à decoração do ambiente, utilizando-os como peça decorativa e/ou tornando-os mais acessíveis para as situações de uso. Acompanhe o texto a seguir, e conheça mais sobre como colocar na prática o conceito de decoração musical. Vamos lá?

 

Decoração disco de vinil - Decoração Musical: Ideias para o seu bem estar

 

Estética decorativa: conheça as características do seu estilo musical preferido!

Traduzir o conceito de um estilo musical para a decoração de um determinado espaço da casa pode ser mais fácil do que você imagina! Primeiramente, defina o estilo musical que mais te atrai e a partir disso, planeje a decoração do ambiente com referências visuais que te permitem conectar com suas músicas e bandas preferidas. Utilize instrumentos musicais, almofadas estampadas, luminárias, móveis, objetos de arte, pisos, papéis de parede e o que mais a imaginação permitir.

Lembre-se de criar uma composição harmônica com todos os objetos, a partir de formas que se repetem, dando continuidade e unidade ao ambiente, além de escolher cores que estimulem as atividades a serem realizadas comumente nesse espaço. A iluminação adequada é um fator chave para o sucesso de uma boa decoração, fique atento!

A seguir, apresentamos algumas ideias de decoração a partir de dois estilos musicais que fizeram e fazem muito sucesso. Inspire-se para criar o seu cantinho musical!

 

Decoração estilo jazz:

O jazz é um estilo musical que surgiu entre 1890 e 1910, no EUA – Nova Orleans, sendo hoje conhecido como o embrião da música arte (nessa mesma época, o rádio dava os seus primeiros passos e foi um importante fator para a disseminação do jazz por outros espaços territoriais). Trata-se de um ritmo que tem como origem a música negra africana e a música erudita européia, sofrendo forte influência do Blues após a segunda guerra mundial. As “Big Bands” consolidaram o nome de grandes músicos, como Phil Collins e Frank Sinatra. Os instrumentos símbolos desse ritmo são saxofone, trompete, baixo e piano.

O estilo despojado, elegante e original do jazz pode ser facilmente aplicado na decoração de um loft, por exemplo, ou em apartamentos pequenos, com ambientes conjugados. O lado mais elegante se aproxima da estética do “art déco” e “art noveau”, com o uso de pianos de cauda e a aplicação de materiais com acabamentos que variam entre o fosco e o brilhante (remetendo ao baquelite). A presença da natureza também é forte, com formas arredondadas e a utilização de espécies nativas para o paisagismo.

O preto e o cinza são largamente empregados como cores base, apresentando assim um maior refinamento para o ambiente, quando contrastado com o brilho de metais dourados ou prateados. Exponha o saxofone e a vitrola com gramofone em composições harmônicas com móveis de madeireira, por exemplo. Utilize luminárias de piso, inspiradas em modelos utilizados em estúdios fotográficos. As paredes devem ser pensadas como um pano de fundo que destaca o mobiliário diferenciado, com peças de design modernista.

 

decoração com piano - Decoração Musical: Ideias para o seu bem estar

 

Decoração estilo Rock and Roll:

Estilo musical que surgiu no final de 1940, no EUA, a partir da combinação do folk, country e jazz. A guitarra é o seu principal símbolo instrumental e Elvis Presley é um dos expoentes americanos dessa época. É um estilo musical transgressor, que questiona a sociedade americana típica do final da segunda guerra mundial, e que busca por relacionamentos pautados na liberdade de expressão. Mas foi na Inglaterra que esse ritmo se tornou, também, um estilo de vida proporcionando o surgimento de bandas memoráveis, como The Beatles, Rolling Stones, Pink Floid e Jimi Hendrix, além de influenciar fortemente a moda, a decoração e o design.

Em termos de decoração, o rock and roll inglês traz a estética dos “pubs – public houses (famosos bares britânicos que têm o aspecto de tabernas e apresentam a cerveja como principal produto de venda)” para dentro das residências.

Um espaço rock and roll é caracterizado por cores mais sóbrias e neutras, com predominância de tons terrosos, cinza, preto, azul e vermelho (cores da bandeira da Inglaterra: branco, azul e vermelho). A iluminação é de destaque, criando um ambiente com muitas sombras, pouca iluminação geral e objetos decorativos em evidência. Esses objetos geralmente são guitarras expostas na parede, coleção de vinis e posters de bandas. Iluminação no estilo de letreiros também é muito empregada.

Caso você tenha uma jukebox, não hesite em utilizá-lo na sua decoração, assim como caixas de som e tonéis (podem ser utilizados como mesa lateral alta. Experimente acoplar rodízios para facilitar a mobilidade do novo móvel)! Utilize o couro como revestimento para poltronas e mesas de centro e almofadas com estampas relacionadas à bandeira da Inglaterra e fotos das bandas também são bem-vindas.

O rock and roll dialoga muito bem com o estilo decorativo industrial, caracterizado por trazer a estética das fábricas americanas das décadas de 1960 e 1970 para dentro dos ambientes residenciais. Fortemente caracterizado pela presença de estruturas metálicas à mostra, assim como encanamentos e paredes de tijolo. Uma ideia bem criativa é utilizar as baquetas, tambores e pratos da bateria como luminária. Um grande diferencial podem ser paredes com acabamentos que aceitam lettering de giz, como se fossem grafite nos muros dos grandes centros urbanos.

 

decoração rock - Decoração Musical: Ideias para o seu bem estar

Deixe uma resposta